No dia 13 de Março de 2014 comemorou-se mais um Dia Mundial do Rim. Este ano o foco é Doença Renal Crônica (DRC) e o envelhecimento. Esta doença pode desenvolver-se em qualquer idade, mas torna-se mais comum com o aumento da idade. Temos que unir forças para sensibilizar, incentivar a prevenção e educação para combater esta doença e superar este grave problema de saúde pública. Pensando em educação alimentar para pessoas com Doença Renal Crônica vamos falar sobre uma suas das principais dificuldades: a ingestão de líquidos por pacientes renais. A ingestão recomendada varia com a quantidade do seu volume urinário. De um modo geral, se você urina, a restrição de líquidos é 500 ml + volume urinário residual em 24 horas. Se você não urina a restrição é de 500 ml ao dia. Por exemplo, se o seu volume de urina for de 350 ml em 24h, então você poderá beber 500 ml + 350 ml = 850 ml. O ganho de peso no intervalo interdialítico deve ser de 3 a 5% do peso seco. Por exemplo a 3%, se o seu peso seco for 60 Kg, o seu ganho de peso de uma sessão de hemodiálise para outra deve ser de 1 Kg e 800g. O importante é não ganhar mais que 2 Kg entre uma sessão de hemodiálise e outra e 3 Kg no final de semana. Os líquidos que devem ser controlados são: água, café, chá, leite, gelatina, refrigerante, sopa e suco. O excesso de líquidos leva a formação de inchaço, água no pulmão, falta de ar e aumento da pressão arterial.
Dicas:
Evite alimentos com muito sal e muito açúcar. A ingestão desses fará com que o seu organismo tenha mais necessidades de líquidos para diluir o que ficará em excesso. Dessa forma esses alimentos contendo muito sal e açúcar farão com que você sinta mais sede.
Evite sopas, caldos e gelatinas. Por ser líquido isso aumentará sua recarga hídrica.
Coloque em uma garrafa a quantidade de água para melhor controle de líquidos.
Controle o consumo de líquidos em geral como chás, café, sucos, refrigerantes frutas muito de líquidos (como melancia, melão). Pois o consumo desses líquidos restringirá mais ainda o consumo de água.
Faça gelos com algumas gotas de limão, chupe-os, pois o limão possui propriedades refrescantes ajudará a diminuir a secura da boca. E também assim o consumo de água será menor.
Esprema um pouco de limão na água isso também diminuirá a sede.
Fonte: Unidade de Nefrologia do Hospital Samaritano de São Paulo