No processo de reeducação alimentar e adesão a hábitos alimentares mais saudáveis, uma das principais orientações é: Aumente/melhore sua ingestão diária de frutas, pois são ricas em fibras, vitaminas, minerais e vários compostos antioxidantes que só trazem benefícios ao nosso corpo, além de ajudar no funcionamento do intestino. Daí, escutamos: “Ahh nutri, sabe o que é, é que eu não gosto muito de frutas, será que não posso trocar pelas desidratadas ou aquelas com um “açúquinha” em cima? É mais gostoso!!”
É pessoal, ainda é comum pessoas com aversão as nossas queridíssimas frutas, mas estamos falando das frutas in natura, ou seja, aquelas que foram obtidas diretamente das plantas e que não sofreram qualquer alteração após deixarem a natureza. MAS, Fruta não é fruta? Então, qual a diferença?
Será que as frutas secas, cristalizadas e glaceadas são realmente saudáveis? Vamos lá…
Precisamos ficarmos atentos ao processamento dessas frutas! Veja abaixo um infográfico mostrando a diferença de processamento do abacaxi.
Dica: Leia também nosso artigo sobre Processamento de Alimentos!
Agora vamos ver a diferença entre o processamento das frutas secas, cristalizadas e glaceadas, e entender qual delas é a mais saudável e qual devemos evitar o consumo.
FRUTAS SECAS
Podem ter dois tipos: DESIDRATADAS E LIOFILIZADAS
Os dois processos envolvem a retirada da água da composição das frutas, potencializando o sabor, porém no processo de desidratação, a retirada das moléculas de água das frutas é através do calor, ou seja, a fruta é submetida a altas temperaturas até que o ar seco faça evaporar toda a água ali presente.
Já no processo de liofilização, as frutas passam por uma espécie de secagem a baixa temperatura e pressão. Depois, são congeladas e em seguida inseridas numa câmera fechada.
- Vantagens: Possibilitam período maior de armazenamento já que as frutas não estragam tão facilmente, praticidade de consumo, sem adição de açúcar e conservantes.
- Importante: Além da diferença do processamento desses tipos de frutas secas, há diferença no teor nutricional. As frutas liofilizadas apresentam uma perda nutricional muito pequena, já as desidratadas podem ter uma redução das propriedades nutricionais e alterações na cor e sabor, por conta do calor.
- Não exagere! O açúcar natural da fruta fica mais concentrado com esses processos, então coma com moderação.
FRUTAS CRISTALIZADAS E GLACEADAS
No processo de cristalização ou glaciação, toda a água da fruta é substituída por açúcar, por isso são bem docinhas e se tornam uma alternativa menos saudável para o consumo, principalmente para quem tem alterações na glicemia.
Frutas cristalizadas: São recobertas por uma camada de cristais de açúcar
Frutas glaceadas: São recobertas por uma camada supersaturada contínua de açúcar.
- Atenção! Muitas frutas consideradas desidratadas nos principais empórios são na verdade glaceadas, pois possuem xarope de açúcar e as frutas glaceadas ficam com um aspecto mais esbranquiçado.
Mas eu posso consumir todas essas frutas secas, nutri?
Vimos então que as frutas secas são as melhores opções, porém as cristalizadas e glaceadas não precisam ser descartadas. É só consumir com moderação, de acordo com as orientações do seu nutricionista. No corre-corre diário, nem sempre conseguimos nos organizar para ter todas as porções de frutas in natura recomendadas, então uma alternativa é optar por alimentos mais práticos, como as frutas secas.
Vale lembrar que temos também as frutas oleaginosas, que são boas fontes de gorduras e proteínas, além das vitaminas e minerais. Podem e devem ser inseridas na rotina para melhorar a qualidade da alimentação e oferecer melhor sensação de saciedade.
E como posso inserir essas Frutas na minha rotina?
A melhor opção para incluir as frutas desidratadas no cardápio é entre as refeições, como um lanchinho rápido e prático. Confira algumas sugestões:
- 1 iogurte desnatado + 4 damascos secos
- 2 castanhas do Pará + 1 col. Sopa de uva passa
- ½ xícara de banana desidratada + 1 iogurte desnatado
- 3 castanhas de caju + ½ xícara de maçã desidratada
E você, já consome frutas secas? Qual é a sua preferida? Conte pra gente!