Você chega no trabalho logo cedo, responde e-mail, engata uma reunião na outra, faz umas ligações e… quando percebe a barriga já está roncando! Opa! Já é meio dia? Sim, isso mesmo! Já é hora de almoçar e a fruta que você trouxe com a intenção de comer lá no meio da manhã vai voltar para casa intacta.
E aí você sai para almoçar, roxo de fome depois de tanto tempo sem comer, e acaba não resistindo às tentações do buffet (leia-se frituras). Também come rápido e, na hora de pagar, os olhos brilham de ver os chocolates estrategicamente posicionados para te seduzir. Você não resiste e devora um deles ali mesmo (mal saboreia!), enquanto espera seus colegas pagarem a conta deles.
Vamos resumir o que aconteceu?
E assim o ciclo segue, dificultando também seu emagrecimento, caso seja o objetivo.
Viu só a falta que aquela fruta no café da manhã fez?
Se tivesse feito um lanchinho, a fome no almoço seria menor e você provavelmente teria conseguido selecionar alimentos mais saudáveis e quantidades mais adequadas ao seu objetivo. À tarde, teria mais disposição e o dia ia fluir melhor.
Ok, eu sei. Acontece. Tem dias que são adrenalina pura e a gente já acorda sabendo a maratona que vai enfrentar.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas e alimentos para um café da manhã reforçado que vai te deixar saciado por mais tempo e com risco menor de sair devorando tudo no almoço!
1. PLANEJE o café da manhã
Se você sabe que o dia seguinte vai ser daqueles, já programe o que vai comer. E acordar disposto a fazer o café da manhã que programou é a regra número 1!
2. Insira CEREAIS INTEGRAIS de verdade
Nada de torradas ou biscoitos falsamente integrais, ok? Estou falando de pães integrais (saiba como escolher um pão integral de verdade aqui). Aveia, linhaça e granola (sem açúcar, por favor) também são boas opções! Esses alimentos são ricos em fibras, que promovem saciedade.
3. Coma GORDURAS BOAS
Já percebeu que quando comemos alimentos gordurosos demoramos mais para ter fome? Invista nisso! Mas para ser uma estratégia saudável, escolhas gorduras de boa qualidade, como castanhas e abacate, por exemplo. Que tal variar esse café da manhã e fazer um patê de abacate com atum (tem a receita aqui!)?
4. Consuma uma boa porção de PROTEÍNAS
Laticínios, ovos e carnes são as melhores fontes proteicas que temos. Leite, queijos e iogurtes combinam mais com café da manhã, mas nada impede que nesses dias em que quer mais saciedade, você varie um pouco e tente consumir uns ovos mexidos ou um patê de frango junto com o pão integral, não é? Ah! Se você é habituado a consumir leite e iogurtes desnatados, pode ser interessante consumir as versões integrais deles. Por terem mais gordura, vão saciar por mais tempo.
5 exemplos de um café da manhã reforçado
- Café com leite integral + pão integral com patê de atum
- Iogurte natural integral + abacate + farelo de aveia
- Mix de castanhas + mamão com farelo de linhaça + ovos mexidos
- Omelete com linhaça
- Iogurte integral com granola e castanhas
Faça o teste de caprichar no café da manhã nos dias de maior correria e veja se seu estômago reclama menos até o almoço. E depois vem aqui contar para gente se deu certo, está bem?
Quer 10 receitas para substituir a margarina por opções mais saudáveis? A nutri Mirelli te ensina!