Muito consumido atualmente, o iogurte grego ficou conhecido pela sua cremosidade e pelo seu maior teor de proteína. Existem algumas opções disponíveis no mercado, portanto é interessante saber qual a diferença entre elas.
TRADICIONAL
O iogurte grego tradicional é cremoso, com consistência firme e textura aveludada. Em sua composição nutricional há uma maior quantidade de gordura.
LIGHT
O iogurte grego light contém uma maior quantidade de cálcio e menor quantidade de gordura na sua composição em relação ao tradicional, o que confere uma menor quantidade de calorias totais, porém a consistência é bem semelhante.
SEM AÇÚCAR
O iogurte grego sem adição de açúcares é ideal para uso culinário, pois pode ser acrescentado em receitas doces ou salgadas. Em relação à composição nutricional, ele é bem semelhante ao tradicional, porém com maior quantidade de cálcio.
KIDS
O iogurte grego kids é acrescido de algumas vitaminas e minerais, como, ferro, zinco, vitamina D, entre outros. O valor energético se aproxima do tradicional quando comparado.
ZERO LACTOSE
O iogurte grego zero lactose é acrescido da enzima lactase, portanto é ideal para quem tem intolerância à lactose, mas não é retirado a proteína do leite, ou seja, pessoas com alergia à proteína do leite não devem consumir. Em relação à quantidade de gordura, proteína e calorias, esta opção é bem semelhante ao tradicional.
COM SABOR
O iogurte grego com sabor é o mesmo que o tradicional, porém acrescido de corantes, aromatizantes e frutas.
Por Laís Bolela
Nutricionista – CRN8/8548