fbpx
27 . abr . 2018

Nutri, grávida pode comer sushi?

grávida pode comer sushi

Toda grávida é bombardeada por informações! “Isso pode, isso não pode, come isso, não come aquilo, me contaram isso, isso aconteceu comigo, não faça isso…” São tantas informações, são tantos palpites que não dá para saber o que é verdade ou mito. Mas hoje vamos ajudar a esclarecer uma grande dúvida: afinal, grávida pode comer sushi?

Nutri, quais os benefícios encontrados na culinária japonesa?

A culinária japonesa é apreciada por muitas pessoas e o principal anfitrião dela é o peixe cru, seja atum ou salmão. Ela é rica em nutrientes e faz bem para a saúde, exceto o molho shoyu que tem muito sódio. 😉

O salmão e o atum são peixes ricos em ômega-3! Alguns benefícios do ômega-3 são:

  • evita a formação das placas que obstruem as artérias,
  • reduz o colesterol
  • combate os triglicerídeos
  • é anti-inflamatório
  • possui proteínas de alto valor nutritivo e de alta digestibilidade.

Já a nori, alga utilizada no preparo de temaki e sushi, é rica em iodo, cálcio, ferro, potássio e proteínas, além de vitaminas A, B1, B2 e C.

Grávida pode comer sushi ou será que é mesmo necessário retirar o sushi e o sashimi da alimentação?

Existem duas questões que geram a dúvida de gestante poder ou não comer sushi: a ingestão de mercúrio e a contaminação alimentar.

Sobre a ingestão de mercúrio

Em relação ao mercúrio, a intoxicação por esse metal pode causar danos à saúde em qualquer pessoa, independente da pessoa ser gestante ou não, ser homem ou mulher, criança ou adulto; além de poder causar problemas no desenvolvimento fetal.

O atum é um peixe que tem maior probabilidade de estar contaminado com mercúrio, por isso deve ser consumido com moderação, principalmente na gestação.

Já o salmão é um peixe que tem baixa probabilidade de acumular mercúrio. Mas, chamo sua atenção a essas palavras: “a intoxicação por mercúrio, o consumo excessivo de mercúrio” que podem causar danos à saúde. Isso quer dizer que você deve saber a procedência do peixe que você come!

Sobre a contaminação alimentar

Com relação à contaminação, toda gestante é recomendada a evitar alimentos crus, para evitar uma possível infecção alimentar. Mas essa infecção pode advir de frutas, verduras e legumes mal higienizados, de peixes crus ou de qualquer outro alimento manipulado em ambiente cujas condições sanitárias não são boas. Então, o peixe cru não é o grande vilão! Diversos alimentos devem ser evitados…

Leia também: Gravidez e Segurança alimentar: Quais cuidados preciso tomar?

Mas nutri, o que podemos concluir com todas essas informações? Grávida pode comer sushi ou não?

Podemos concluir que grávida pode comer sushi, desde que tenha certeza da procedência do restaurante, da higiene da cozinha e do frescor e origem do peixe utilizado! É difícil ter certeza disso tudo? SIM, MUITO! Então, se você tem a mínima dúvida, não consuma!

Outra coisa bem importante antes de decidir comer sushi: consulte seu médico! É sempre importante considerar as recomendações dos profissionais que estão te acompanhando.

Referências

Grávida não pode comer comida japonesa? Verdade ou Mito? Disponível em: http://ericamantelli.com.br/gravida-nao-pode-comer-comida-japonesa-verdade-ou-mito/. Acesso em 21 de abril de 2018.

A gestante e o consumo de peixe cru. Disponível em: https://drmarcellolopes.site.med.br/index.asp?PageName=peixe-cru. Acesso em 21 de abril de 2018.

ALVES, J.C. Estimativa do risco à saúde humana segundo o teor de mercúrio presente em sushi e sashimi. Tese de mestrado. UFOP. Ouro Preto – MG, 2016. 73p. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6463/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_EstimativaRiscoSa%C3%BAde.pdf. Acesso em 21 de abril de 2018.

Salmão e seus benefícios. Disponível em: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/salmao_beneficios/. Acesso em 21 de abril de 2018.

Algas marinhas o alimento mais saudável. Disponível em: http://www.guiadenutricao.com.br/algas-marinhas/. Acesso em 21 de abril de 2018.

Devemos evitar comer peixe por causa do mercúrio? Disponível em: http://www.nutricaointegrativa.com/evitar-comer-peixe-por-causa-do-mercurio/. Acesso em 21 de abril de 2018.

Consumo de peixes e toxicidade por mercúrio em crianças. Disponível em: http://www.drrondo.com/peixes-toxicidade-mercurio-criancas/. Acesso em 21 de abril de 2018.

Quais são os peixes e frutos do mar que têm menos mercúrio ─ e são mais saudáveis. http://www.bbc.com/portuguese/geral-38100890. Acesso em 21 de abril de 2018.

Priscila Tomaz Nutricionista

Priscila Tomaz

Nutricionista | CRN 9-12812

Apaixonada pela nutrição. Tem um brilho no olhar em poder ajudar as pessoas a melhorar a qualidade de vida e a alcançar seus objetivos. Tem para si que alimentar-se é mais que nutrir o corpo. É, também, relacionar-se com o emocional e o comportamental. Tem como objetivo mostrar que a nutrição não é um conjunto de regras com vários tabus e sim uma ciência que leva em consideração a pessoa como um todo, sua individualidade, sua personalidade, sua cultura. Que alimentar-se bem é simples e deve ser um prazer e não uma tortura ou terrorismo.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa desde 2012 e pós-graduada em “Nutrição e exercícios aplicados à prevenção e ao tratamento de doenças” pela Universidade Estácio de Sá desde 2014.

Veja todos os posts de Priscila Tomaz