Você gosta de guaraná? Temos boas notícias!
Um estudo recente da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) demonstrou que as algumas substâncias presentes no guaraná (Paullinia cupana) são excelentes antioxidantes, prevenindo doenças cardiovasculares e reduzindo os níveis de LDL (colesterol ruim).
O estudo revelou que o guaraná um tem potencial antioxidante maior que o chá verde e o cacau, promovendo efeitos positivos no sangue, protegendo o DNA e reduzindo as gorduras no sangue. O guaraná é uma planta da Amazônia, e entre os maravilhosos benefícios do guaraná estão a capacidade de queimar gordura e aumentar a energia.
Além disso, o guaraná participa da liberação de gordura na corrente sanguínea, que é utilizada como fonte de energia durante o exercício. O uso de guaraná aumenta a resistência e pode acelerar o metabolismo, contribuindo para a perda de peso.
Então o refrigerante de guaraná está liberado na dieta?
Não, não é bem assim… Os refrigerantes possuem quantidades elevadas de açúcar, que aumentam o nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. Esses fatores combinados elevam o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Além disso, o consumo excessivo de açúcar acarreta outros problemas de saúde como obesidade, aumento de triglicérides no sangue, doenças cardiovasculares e cárie. Além disso, o ácido presente no refrigerante pode causar azia e gastrite e os aditivos químicos podem causar câncer e envelhecimento precoce das células. Aqueles refrigerantes que são acondicionados em latas de alumínio (revestidas com uma resina chamada bisfenol – BPA) são ainda mais prejudiciais. O bisfenol tem sido associado a problemas hormonais que levam à infertilidade, desenvolvimento de câncer e obesidade.
Portanto, o melhor a se fazer é evitar o consumo de qualquer refrigerante, e aproveitar os benefícios do guaraná consumindo-o de outras maneiras. Ele está disponível comercialmente como xarope, extratos, comprimido ou cápsulas, suplementos e aditivos para bebidas energéticas.
Segue algumas receitas com o guaraná que podem ser inseridas no dia a dia!
Vitamina de Guaraná
Ingredientes
- Gelo a gosto
- 4 colheres (sopa) de leite em pó
- 6 colheres (sopa) de xarope de guaraná, bem cheias
- 2 colheres(sopa) de amendoim torrado
- 2 colheres (sopa) de castanha de caju torrada
- 2 colheres (chá) de pó de guaraná
- Suco de 1 limão (opcional)
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.
Batida de Guaraná com Iogurte
Ingredientes
- 250 ml de iogurte light de morango
- 80 ml de água
- Gelo a gosto
- 1/2 colher (chá) de guaraná em pó
- 2 colheres (sopa) de xarope de guaraná
- 4 morangos
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Decore com morangos.
Bolo com Xarope de Guaraná
Ingredientes
- 1/2 xícara de manteiga
- 1 e 1/2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara de xarope de guaraná
- 1/2 xícara de água
- 4 ovos (separar claras e gemas)
Modo de Preparo
Bater bem a manteiga com o açúcar e as gemas. Peneire a farinha de trigo e o fermento, misturando-os. Dissolva o xarope de guaraná na água. Em uma tigela, adicione a mistura do açúcar com a farinha de trigo, alternando com xarope de guaraná dissolvido. Misture tudo muito bem, junte as claras em neve e bata lentamente. Coloque em forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido à 180 graus.
Não deixe de consultar um nutricionista para obter informações completas sobre guaraná e seus efeitos, principalmente para ajudá-lo a colocar a melhor dose de guaraná em sua reeducação alimentar.