Você, em alguma época da sua vida, com certeza já escutou dos seus pais ou avós que você tem que mastigar bem os alimentos, comer mais devagar, não é mesmo? Quando éramos crianças comíamos rápido pra ir brincar, quando crescemos comemos rápido por falta de tempo e assim vamos levando esse hábito de “devorar a comida” por décadas.
Mas você já parou para pensar por que é tão importante mastigar bem os alimentos?
1. Para reduzir o tamanho do alimento
A mastigação permite que o alimento seja triturado e reduzido a um tamanho adequado para ser engolido, evitando engasgos.
2. Para auxiliar a digestão
A digestão é o processo de “quebra” do alimento até sua forma mais simples para poder ser absorvido pelo nosso organismo. A digestão de carboidratos e gorduras já inicia na boca através do contato do alimento com enzimas presentes na saliva, portanto se o alimento não foi muito bem mastigado, ele terá menos contato com essas enzimas e a digestão/absorção pode ser prejudicada.
3. Para ajuda na saciedade
Estudos mostram que comer de forma rápida provoca uma resposta mais fraca de dois hormônios (PYY e GLP-1) que tem a função de promover a saciedade. Então, se você come rápido, libera uma menor quantidade desses hormônios (quando comparado a uma mastigação em velocidade moderada), demorando mais tempo para se sentir saciado e aumentando a ingestão de calorias.
Ou seja, mastigar rapidamente vem sendo associado com a dificuldade de percepção de saciedade, com a quantidade de alimento que ingerimos, com o aumento da ingestão calórica e, consequentemente, com o aumento do peso corporal.
Leia também: Entenda os hormônios da saciedade e coma menos sem ficar com fome
Mastigação rápida x peso corporal
Um estudo realizado nesse ano no Japão buscou analisar o efeito da combinação de comer muito tarde no período da noite (2 horas antes de deitar), pular o café da manhã (pelo menos 3 dias por semana) e comer rapidamente, com o excesso de peso.
➜ Qual foi o resultado? Comer rapidamente foi significativamente associado com o sobrepeso. Esse resultado foi verificado pelo ato isolado de comer rápido e também em combinação com comer tarde e/ou pular o café da manhã.
Outros estudos feitos anteriormente também mostram a associação entre comer rápido e o Índice de Massa Corporal (IMC), indicando que essa prática aumenta o risco de sobrepeso/obesidade, pois a velocidade que comemos influencia na quantidade de comida que ingerimos.
Vamos experimentar comer mais devagar e mastigar bem os alimentos?
- Coloque a comida na boca e saboreie os alimentos, não precisa ter pressa!
- Não coma vendo TV, lendo, mexendo no celular, etc;
- Solte o garfo enquanto você mastiga;
- Só coloque mais comida na boca após ter engolido.
O simples fato de controlar a velocidade e mastigar bem os alimentos pode ser uma mudança comportamental importante para nos ajudar a controlar nosso peso. Então, vale a pena fazer um esforço e reservar um tempo maior para nossas refeições, aproveitando o sabor dos alimentos e as companhias que temos na mesa!