Ninguém vive só de trabalho, mas nunca se trabalhou tanto como agora. Nos dias atuais, muitas vezes falta espaço para os outros fatores das nossas vidas, como a família, o lazer, o exercício físico, a pausa adequada para fazer refeições saudáveis… E todo esse desequilíbrio prejudica diretamente a qualidade de vida no trabalho levando principalmente a doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, câncer, obesidade e doenças cardiovasculares, causadas essencialmente por sedentarismo, maus hábitos alimentares e estresse.
Já para a empresa, essa piora da qualidade de vida no trabalho também deveria ser preocupante. Com o adoecimento dos colaboradores, as taxas de absenteísmo e de afastamento aumentam, reduzindo a produtividade e aumentando os gastos com planos de saúde e afastamentos, por exemplo.
Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?
A solução é investir em Programas de Qualidade de Vida (PQV) dentro da empresa. Isso vem sendo cada vez mais comum, especialmente em multinacionais, que estão percebendo que promover saúde entre os colaboradores é, a médio e longo prazo, benéfico em vários aspectos:
Para a empresa:
- Reduz as taxas de absenteísmo
- Reduz custos por afastamento de colaboradores
- Diminui a utilização dos planos de saúde
- Reduz acidentes de trabalho
- Melhora a imagem
Para os colaboradores:
- Melhora do bem estar e qualidade de vida
- Aumenta a produtividade
- Melhora a motivação da equipe
- Melhora desempenho, disposição e autoestima
- Melhora resistência ao estresse
Melhorar a qualidade de vida no trabalho tem como objetivo humanizar a empresa e mostrar aos colaboradores que há interesse não só no desenvolvimento profissional, mas também pessoal deles. Dessa forma, o ambiente de trabalho torna-se mais agradável e o comprometimento do colaborador com a empresa é certamente maior.
Mas, na prática, como funciona um Programa de Qualidade de Vida?
Antes de mais nada, é necessário mapear o perfil de saúde dos colaboradores da empresa. Devem ser criadas ações de levantamento de dados referentes ao funcionamento e a natureza da parte técnica da empresa, além do levantamento de características sociais referentes a satisfação dos trabalhadores em relação as condições de trabalhos oferecidas pela empresa.
Depois disso, deve-se iniciar o processo de implantação do Programa de Qualidade de Vida:
1º: Sensibilização
São realizadas ações pontuais de educação em saúde para justificar a importância da mudança de hábitos, aumentando o interesse sobre os assuntos trabalhados.
Ex.: palestras, pôsteres, informativos escritos, publicações em jornais ou sites internos, murais, check up e feiras de saúde.
2º Desenvolvimento do programa
São realizadas ações coletivas ou individuais de orientações para mudanças de hábitos de vida e monitoramento dos resultados.
Ex.: programas de incentivo ao exercício físico e consultas individuais com médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.
3º: Ambiente de suporte
Visa proporcionar um ambiente de trabalho que vá de encontro ao programa desenvolvido na etapa 2.
Ex.: proporcionar espaço para atividade física, melhorar qualidade dos alimentos ofertados nos restaurantes e lanchonetes da empresa.
Dessa forma, cada empresa consegue entender o perfil dos seus colaboradores e quais as dificuldades relacionadas à saúde que eles apresentam. Depois disso, é possível criar ações específicas com profissionais de saúde focando na melhoria dos diversos aspectos da qualidade de vida no trabalho.
Levando em conta que atualmente muitas pessoas passam mais tempo dentro da empresa do que com suas famílias, é essencial criar um bom ambiente de trabalho, que ofereça vários benefícios para o bem-estar dos colaboradores. O quanto antes ocorrer esse investimento em qualidade de vida no trabalho, antes serão colhidos os benefícios de redução de gastos com saúde e melhora do bem estar dos colaboradores.
A Energié Nutrição é uma empresa que atua com programas de qualidade de vida na área nutricional, agindo na promoção de saúde e prevenção e tratamento de doenças através da melhora dos hábitos alimentares dos indivíduos atendidos. Quer saber mais sobre nossos serviços? É só clicar aqui.