O queijo é um alimento muito utilizado na cozinha, sendo como petisco, recheio de uma pizza, acompanhamento de um sanduíche, finalização de pratos ou até mesmo em sobremesas. Além de delicioso e muito versátil, ele também é conhecido pelo seu alto teor de cálcio e proteína. Porém, existem diversos tipos de queijos no mercado, onde eles se diferenciam pelas suas características nutricionais (mais gordurosos, mais calóricos, etc) e também pela sua cor e sabor. Sendo assim, devemos ficar atentos ao tipo de queijo escolhido, principalmente aquelas pessoas que possuem problemas de pressão, colesterol alto ou aquelas que procuram a redução de alguns quilinhos, pois eles podem interferir nos resultados esperados.
Para conhecer melhor alguns tipos dos queijos mais consumidos e lhe ajudar a fazer a melhor escolha, os separamos em algumas categorias:
Após toda essa comparação podemos entender o por quê da recomendação de substituir queijos amarelos por queijos mais brancos, não é?! Eles possuem menos gorduras, menos calorias, menos sódio e menos colesterol! Prefira os queijos minas frescal, ricota ou cottage, mas lembre-se que eles também não podem ser consumidos em excesso! Procure seu nutricionista para lhe orientar corretamente sobre o consumo adequado! Bibliografia: TACO – Tabela Brasileira de Composição de alimentos, UNICAMP, 4ª edição. TABNUT – Tabela de Composição Química dos Alimentos, UNIFESP Tabela de Composição de alimentos – IBGE
Por Isabela Costa Feitosa Nutricionista- CRN6/12899