A Maca Peruana é um tubérculo que cresce nas montanhas andinas do Peru, parecido com um rabanete. A raiz da planta é seca e utilizada em pó há mais de dois mil anos para aumentar a resistência imunológica, a energia e a vitalidade em homens e mulheres e combater a fadiga. Ela possui um gosto suave e levemente adocicado e é considerada um superalimento por conter aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e demais nutrientes que atuam no organismo restaurando o equilíbrio (homeostase) do corpo. Ela também aumenta a libido, colabora nos processos de fertilidade, aperfeiçoa o desempenho em quem pratica esportes de alto rendimento, além de fornecer mais energia e disposição. A Maca Peruana pode ser consumida junto com sucos, água, vitaminas, salada de frutas ou outras refeições. A recomendação de consumo é uma colher de café rasa diariamente, mas para aqueles que praticam algum tipo de atividade física intensa, a indicação é de duas colheres de café rasas por dia.
Maca Peruana e a Menopausa
Um dos benefícios específicos do uso da Maca para as mulheres é a atuação sobre os níveis hormonais do organismo. Durante a menopausa o corpo sofre uma deficiência na produção do estrogênio, essa deficiência é responsável pelas ondas de calor, os suores noturnos, a irritabilidade, o ressecamento vaginal, entre outros sintomas desconfortantes. O consumo da Maca Peruana ajuda na redução desses sintomas, principalmente nas recorrentes ondas de calor, sem que haja nenhum efeito colateral.
Receita de Pasta de Grão de Bico com Maca Peruana
Ingredientes
1 lata de grão de bico
Suco de ½ limão
2 colheres de sopa de Tahine Jasmine (ou similar)
1 colher de sobremesa de 100% Maca Peruana
1 dente de alho
Sal e pimenta à gosto
Água filtrada
Modo de preparo
Bata o grão de bico com um pouco da água da lata até formar uma pasta grossa. Em outro recipiente, adicione o suco de limão, o tahine, o alho, o sal, a pimenta e um pouco de água filtrada. Misture bem e junte a mistura com a pasta de grão de bico. Adicione a maca peruana e misture bem. Decore com folhas de hortelã e leve para gelar. Dica: Sirva com torradinhas ou com pão sírio.
Por Amanda Duarte Nutricionista – CRN 9098/P