Você faz uso de algum suplemento esportivo? Recebe a orientação de um profisisonal especializado?
A Nutrição tem papel relevante na saúde do esportista e do atleta, ofertando nutrientes adequados para cada fase de treinamento. O uso de suplementos esportivos pode favorecer o rendimento em algumas modalidades esportivas e a orientação quanto ao tipo, quantidade e frequencia de consumo devem ser monitoradas por um profissional capacitado. O consumo excessivo de suplementos pode trazer danos à saúde, como problemas renais, hepáticos, altrações hormonais e dos batimentos cardíacos, hiperglicemia, alergias, alterações gastrointestinais, entre outros.
Veja a seguir alguns suplementos mais utilizados, bem como sua finalidade:
>> Maltodextrina, Dextrose:
Indicado para atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e longa duração e também para quem faz musculação.
Dextrose: é a própria glicose (açúcar totalmente hidrolisado). Maltodextrina: derivado do amido, um carboidrato complexo.
Pré-treino: minimizar a depleção de glicogênio (fonte energética primária durante o exercício) e de proteína. Pós-treino: ressíntese de glicogênio e contribui no ganho de massa muscular.
>> Whey protein
Proteína isolada do soro do leite.
Indicada no processo de hipertrofia muscular (aumento do tamanho da musculatura), após treino de resistência e de força. Ajuda na recuperação após exercício. Não indicada para emagrecimento.
Ideal: proteína isolada e hidrolisada (total ou parcial).
>> Creatina
Suplemento para hipertrofia e força muscular, associado ao treinamento de resistência. Melhora o desempenho em exercícios de alta intensidade e curta duração, como na musculação.
>> BCAA: Aminoácidos de cadeia ramificada
Aminoácidos conhecidos por serem fontes de energia para o músculo: Leucina, Isoleucina, Valina (proporão ideal: 2:1:1). Indicado para exercícios de longa duração e baixa/moderada intensidade.
Pré-treino: evita catabolismo proteína (degradação) e melhora rendimento Pós-treino (imediatamente): hipertrofia e evita catabolismo protéico
>> HMB: Ácido beta-hidroxi-beta-metilbutirato
Indicado para indivíduos não treinados, não surtindo efeito para indivíduos treinados. Prevenção/redução de degradação protéica. Inibe lesão muscular pós exercício de alta intensidade. Para efeito de aumentar massa muscular e força: associar com creatina.
>> Colágeno hidrolisado
Melhora sintomas osteoarticulares, mobilidade e previne lesões articulares.
Pré-treino: proteção. Pós-treino: recuperação.
>> Glutamina
Aminoácido que é fonte de energia para células de alta proliferação, como as células do sistema imunológico e do intestino, melhorando a absorção intestinal. Indicada para indivíduos com dificuldade em ganhar peso e atividade física intensa.
>> Beta alanina
Capacidade em aumentar as concentrações intracelulares de carnosina, um importante tampão intracelular, retardando o aparecimento da fadiga nos exercícios de longa duração. Assim, previne a acidose metabólica decorrente do exercício físico, a qual interfere no desempenho e na contração muscular.
>> Cafeína
Pode ser útil em modalidades que requer concentração e cognição, durante uma competição prolongada. Ingestão antes da atividade. Atenção para o efeito diurético e em casos de hipertensão.
Consulte sempre seu Nutricionista antes de se suplementar. Deve ser levada em consideração a individualizada bioquímica, bem como o tipo, intensidade e duração do exercicio para a prescrição de uma dieta adequada e de suplementos alimentares específicos e seguros (quando há a necessidade para tal).
Por Daniela Torralbo Nutricionista CRN 3/36620
Fonte consultada: Paschoal V, Naves A. Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. Roca, 2014. Site:<https://prisciladiciero.com.br/blog/suplementos-alimentares-para-saude-geral-de-atletas>