O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo, estimando-se que metade da população mundial consuma esse alimento diariamente. Ele possui uma alta concentração de carboidratos, principalmente amido, sendo assim considerado uma ótima fonte de energia para o nosso organismo. O arroz também possui proteínas, vitaminas, minerais, fibras e baixo teor de gordura, sendo que as quantidades variam de acordo com o tipo. Dentre os diversos tipos de arroz, o mais conhecido e consumido é o arroz polido, o famoso “arroz branco”, porém no mercado é possível encontrar outras variedades como o integral, parboilizado, preto, arbório e o vermelho.
Você sabe a diferença entre eles?
Arroz Polido (Arroz Branco)
É um arroz menos nutritivo, devido ao processo de retirada da casca, que é onde se encontram as fibras, vitaminas e minerais. Esse tipo é basicamente fonte de carboidrato e proteína.
Arroz Integral
É um tipo de arroz com a aparência mais escura devido a permanência da sua camada externa, preservando vitaminas e minerais, principalmente as vitaminas do complexo B. Possui uma boa quantidade de fibras, auxiliando no funcionamento do intestino, promovendo melhor saciedade, auxiliando na redução da gordura abdominal, etc.
Arroz Parboilizado
Assim como o arroz branco, o parboilizado também é processado, porém ele passa por um tratamento térmico que carrega os nutrientes para o interior do grão, preservando as vitaminas e minerais. Sendo assim, possui um maior valor nutritivo quando comparado ao arroz branco, porém ainda perde para o arroz integral quando o assunto é fibra e micronutrientes, por esse motivo ele é considerado um meio termo entre o arroz branco e o integral. Possui o índice glicêmico menor do que o arroz branco, ou seja, afeta menos a nossa glicemia (“açúcar no sangue”).
Arroz Arbório (ou Arbóreo)
É um arroz Italiano de grãos curtos e arredondados, o famoso “Arroz para risoto”. Sua fama ocorre por ser mais cremoso devido a alta concentração de amido. Seu valor nutricional é semelhante ao do arroz branco.
Arroz Preto
Esse tipo contém boas fontes de ferro, além de ser rico em fibras, vitaminas e minerais. Além disso, é um arroz rico em compostos fenólicos, poderosos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares, câncer, etc. Quando comparado ao arroz integral ele possui mais proteína, mais fibra, mais ferro, menos carboidrato, menor valor calórico e 10 vezes mais compostos antioxidantes. Muito consumido na forma de salada, porém com ele também é possível fazer receitas quentes, como risotos.
Arroz Vermelho
Possui mais fibras e ferro do que o arroz polido e menor valor calórico. É rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do LDL (“Colesterol ruim”). Esse tipo de arroz também possui compostos fenólicos, porém em quantidades menores quando comparado ao arroz preto.
Confira abaixo a composição nutricional de cada um dos tipos de arroz:
E aí, vamos variar o cardápio?
Na hora de escolher seu arroz não se prenda ao valor calórico, escolha aquele que forneça boas quantidades de fibras e vitaminas.
Não consegue comer arroz integral? Que tal iniciar trocando o arroz branco pelo parboilizado?
Uma boa dica para lhe ajudar a incluir novidades na sua rotina alimentar é iniciar intercalando os tipos de arroz, por exemplo: um dia você come o arroz parboilizado e no outro dia come o integral, e isso vale para os outros tipos também! Dessa maneira você inclui no seu prato alimentos com melhor qualidade nutricional e vai acostumando seu paladar com os novos sabores!
IMPORTANTE!
Não refogue o arroz, isso fará com que ele demore mais pra cozinhar.
A quantidade de água deve ser o dobro da quantidade de arroz, ou seja, pra 1 xícara de arroz utilize 2 xícaras de água.
Agora, para lhe ajudar a incluir esses novos tipos de arroz na sua alimentação, segue abaixo algumas receitas onde você poderá usá-los!
Receita de bolinho de arroz integral assado
Ingredientes
2 ½ xícaras de arroz integral já cozido e temperado
1 xícara de farelo de aveia
1 cenoura média ralada
1 cebola grande picadinha
2 claras de ovo
½ xícara de cheiro verde a gosto
2 dentes de alho
Sal a gosto
1 colher de chá de fermento em pó
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes em uma vasilha, colocando por último o fermento. Faça os bolinhos, coloque em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos.
Arroz preto com tomate e manjericão
Ingredientes para o Arroz
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
1 embalagem de arroz preto (250g)
3 xícaras de água fervente
Sal a gosto
Ingredientes para o Tomate
2 colheres de sopa de azeite
4 tomates médios maduros, cortados em cubos
4 colheres de sopa de manjericão fresco
Sal a gosto
3 colheres de sopa de castanha de caju torrada e picada grosseiramente (OPCIONAL)
Modo de Preparo do Arroz
Aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o arroz preto e refogue. Adicione a água fervente e tempere com sal a gosto. Cozinhe em fogo baixo, com a panela semi-tampada, por cerca de 50 minutos ou até o arroz ficar cozido. Se necessário acrescente mais água fervente. Reserve.
Modo de Preparo do Tomate
Numa frigideira aqueça o azeite e refogue os tomates. Tampe a frigideira e cozinhe até os tomates começarem a murchar. Tempere com sal a gosto. Por último acrescente o manjericão. Junte o arroz cozido e misture bem. Sirva em seguida com a castanha salpicada.
Risoto Integral com Frango
Ingredientes
120g de frango em cubos
3 colheres de sopa de arroz integral cozido
2/3 xícara de chá de abobrinha picada
2/3 xícara de chá de brócolis picado
½ cebola pequena cortada em cubos
1 colher de sobremesa de cream cheese light ou requeijão light
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada
Modo de Preparo
Refogue o frango e a cebola e adicione os legumes picados (dependendo do legume utilizado, deve-se cozinhar os legumes antes). Junte o arroz integral cozido e finalize com o cream cheese. Sirva com a salsinha por cima.
Risoto de arroz vermelho
Ingredientes
3 xícaras de arroz vermelho cozido
½ xícara de aipo picado
½ xícara de pimentão vermelho
½ cebola roxa picada
1 tomate picado (com pele e sem sementes)
1 xícara de palmito picado
1 e ½ xícara de água
Salsa picada a gosto
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Numa panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue o aipo e o pimentão por 2 minutos em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até ficar ligeiramente dourada. Adicione o palmito e o tomate e acrescente o arroz. Adicione a água. Deixe o fogo alto até a água ferver e mexa. Assim que a água ferver, reduza o fogo e vá mexendo delicadamente até chegar no ponto desejado. Caso haja necessidade, pode adicionar mais água para aumentar a cremosidade. Fontes Bibliográficas: Tabela Brasileira de Composição de alimentos (TACO) – UNICAMP https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/comt_147_000fxeobeom02wyiv80soht9h4mpxw7k.pdf www.arrozpreto.com.br
Por Isabela Costa Feitosa Nutricionista- CRN6/12899