O ovo é um dos alimentos mais completos da alimentação humana. É barato, nutritivo, composto por proteína de alto valor biológico e está presente na alimentação da população brasileira de todos os níveis sociais. Vamos conhecer os tipos de ovos e aprender a escolher ovos frescos?
Com tantos tipos de ovos comercializados e com tantas informações que recebemos, fica sempre uma dúvida, qual ovo escolher? Na verdade, qual a diferença entre eles?
Primeiramente precisamos lembrar que o ovo que o brasileiro consome não é só ovo de galinha, certo? Temos a opção de ovo de codorna, ovo de pata, ovo de avestruz e ovo de galinha, por isso vamos diferenciar um pouquinho essas opções para seu conhecimento.
Tipos de Ovos: Ovo de Codorna
É um ovo pequeno, de aproximadamente 12 gramas, geralmente usado cozido em saladas e em conservas. Tem em média 19 calorias, seu sabor é bem próximo ao ovo de galinha e seu valor nutricional é melhor quando comparado ao de galinha por ser mais concentrado. A cada 5 ovos de codorna temos o equivalente a 1 ovo de galinha.
Tipos de Ovos: Ovo de Pata
Um pouco maior que o ovo de galinha. O ovo de pata pesa em média 100g e tem aproximadamente 185 calorias. Seu teor de gordura é mais alto quando comparado ao de galinha, porém o sabor também é bem parecido. Tem uma consistência mais gelatinosa, portanto é bastante indicado para a culinária.
Tipos de Ovos: Ovo de Avestruz
Esse é o maior de todos que consumimos no Brasil. Pode chegar até 1,5kg e tem em média 2000 calorias. 1 ovo de avestruz equivale a aproximadamente 10 ovos de galinha. Seu valor é mais caro por ser difícil de encontrar, já que a demanda é pequena por ser pouco consumido. Normalmente é utilizado no preparo de omeletes tamanho família.
Tipos de Ovos: Ovo de Galinha
É muito consumido e o mais comum entre os brasileiros. Tem em média 55g e 84 calorias aproximadamente. Temos várias opções de ovos de galinha, a diferença pode ser pela raça ou pela criação da galinha. Vamos diferenciar cada um deles para você entender melhor.
- Ovos de granja: as galinhas de granja são galinhas criadas em gaiolas, sob temperatura e luz controlada e comem sem parar para não cessar a produção. Tem seus bicos cortados para que seus ovos não sejam bicados e não haja canibalismo entre elas. Seus ovos tem a gema menos amarela pelo fato da criação da galinha, consequentemente seu valor nutricional é mais inferior.
- Ovos caipiras: as galinhas caipiras são criadas em locais abertos, fora da gaiola, ciscam livremente e normalmente botam em ninhos cobertos. Não podem tomar remédios que estimulem a produção do ovo e sua alimentação é na grande maioria de origem vegetal e sem pigmentação. Estudos mostram que ovos de galinhas criadas assim tem até 4 vezes mais vitamina A do que os ovos de galinhas de granja.
- Ovos orgânicos: a criação das galinhas que produzem os ovos orgânicos é bem parecida com das galinhas caipiras, a diferença é que a galinha que produz ovos orgânicos só come alimentos de origem orgânica, ou seja, sem agrotóxico e fertilizantes. O produtor desse tipo de ovo deve receber um certificado que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura.
- Ovos brancos ou vermelhos: essa é uma outra opção de ovos encontrada nas gôndolas. Assim como alguns ovos azuis, a diferença entre eles é a raça da galinha que põe o ovo. Normalmente não tem diferença de valor nutricional.
Por último gostaria de deixar uma dica de como saber se o ovo está fresco ou velho. Ao sacudir o ovo ele não deve se mover, caso mexa significa que o ovo está velho. Ou então coloque o ovo em um copo de água com sal, se o ovo afundar está fresco, se boiar significa que está velho e pode ser descartado.