Os pães são alimentos fonte de carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Existe hoje uma grande variedade de tipos de pães, que são diferentes na sua composição nutricional, podendo variar na composição de fibras e de gordura.
O pão mais saudável é geralmente aquele que contém a maior proporção de grãos inteiros. Mais quais são os melhores tipos de pães para serem consumidas?
Pão branco
É o mais tradicional de todos, também conhecido como pão francês ou pão de sal. É feito com farinha de trigo branca, apresenta alto índice glicêmico e poucas fibras, apresentando uma absorção mais rápida. Após a atividade física, o consumo é indicado, para repor rapidamente os níveis de glicose no sangue.
Pão light
Contém em média 25% menos calorias em relação a versão normal, podendo ser encontrado na forma tradicional ou integral.
Pão integral
Produzido com farinha integral, e pode conter uma pequena quantidade de farinha branca. Este pão contém todas as partes do gérmen de trigo, possuindo mais fibras, e por isso um índice glicêmico mais baixo. É recomendado para o emagrecimento e para quem tem o intestino preso. Esse tipo de pão é indicado para antes do treino, como ele tem grande quantidade de fibras, o corpo absorve insulina de maneira mais lenta e gradual, garantindo energia durante toda a atividade física.
Pão de linhaça
Também rico em fibras e de baixo índice glicêmico. A linhaça contem ômega 3 e 6, agentes antioxidantes e fontes de gorduras boas (insaturadas).
Pão de centeio
Os grãos de centeio contêm um alto valor nutricional, fibras alimentares, vitaminas do complexo B, manganês, magnésio e antioxidantes. O pão tem um sabor mais amargo e sua textura é mais densa. Farinhas de centeio são caracterizadas com um baixo índice glicêmico: os níveis de açúcar no sangue, depois de comer pão de centeio, são relativamente mais baixos e causam uma descarga moderada de insulina. Este processo é benéfico para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, portanto, pães de centeio são recomendados para diabéticos. Esse pão é o campeão no quesito quantidade baixa de gordura. É o que contém menos gorduras e proteínas, sendo uma boa opção para quem não quer mais consumir pão branco ou quer ingerir menos gorduras. Além disso, ele tem praticamente as mesmas fibras que o pão integral, ajudando no processo digestivo.
Pão de aveia
Rico em ferro, magnésio, zinco, cobre e proteínas, o pão de aveia é ideal para o controle glicêmico e redução do colesterol. Além disso, assim como o pão integral, a quantidade de fibras é mais elevada, sendo ideal para um lanche antes de alguma atividade física de longa duração.
Pão sem glúten
Esse pão é indicado para pessoas com intolerância ou alergia ao glúten. O glúten está presente no trigo, centeio, cevada e aveia. Algumas farinhas são utilizadas como alternativas na produção do pão, como a farinha de arroz, fécula de batata, farinha de soja ou a de milho.
Pão de milho
Diferente do que é feito de trigo, não perde a casca durante o processo de preparação. Por isso, ele é rico em fibras e minerais, como fósforo, ferro, potássio e zinco. Além desses nutrientes, o pão de milho também é rico em proteínas e vitaminas do complexo B. Ele é uma opção para quem tem doença celíaca, já que o milho não contém glúten.
Pão australiano
É feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, tem uma cor escura, que vem da farinha integral, e um sabor adocicado causado pelo estrato de mel usado durante o preparo. É rico em vitaminas, minerais e fibras provenientes da casca dos grãos de trigo.
Pão sírio
Ele é feito de trigo assim como o pão branco, só que contém menor quantidade de gorduras e de carboidratos. Ele é uma boa opção para quem quer variar a dieta sem aumentar a quantidade de calorias e gorduras ingeridas.
Pão croissant
É feito com massa folhada e contém mais gorduras e calorias do que os outros tipos e deve ser consumido com moderação, principalmente nas versões recheadas.