As proteínas são essenciais para o organismos humano, devendo estar presente em quantidades adequadas na alimentação. Não só as quantidades são suficientes para garantir um bom aporte proteico na dieta, mas principalmente a qualidade da proteína, que dependerá da sua composição, digestibilidade, biodisponibilidade de aminoácidos essenciais, ausência de toxicidade e de fatores antinutricionais.
Tipos de Proteínas: Quais são e quais as diferenças entre elas?
Primeiramente, vamos classificar os tipos de proteínas!
Elas podem ser proteínas de origem animal ou de origem vegetal, o que diferencia as duas são os aminoácidos (estruturas que formam as proteínas). Existem ao todo 20 tipos de aminoácidos e 8 deles são obtidos através da dieta, chamados aminoácidos essenciais, os demais são produzidos pelo próprio organismo, chamados aminoácidos não essenciais.
Proteínas Animais
As proteínas animais fornecem quase todos os aminoácidos essenciais, possuindo sua composição mais próxima considerada ideal para um bom desenvolvimento e funcionamento do organismo.
Principais fontes: carnes, peixes, ovos e leite.
Proteínas Vegetais
As proteínas vegetais possuem pouco valor nutricional por oferecerem menor quantidade de aminoácidos essenciais, mas apresentam aminoácidos não essenciais na sua composição.
Principais fontes: leguminosas (feijões, ervilha, soja, lentilha, grão de bico) e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, amendoim)
Suplementos Proteicos
Além das proteínas vindas da alimentação também encontramos várias formas de suplementos proteicos, como exemplo:
Proteínas vegetais | Proteínas animais |
Proteína da soja | Caseína – proteína do leite |
Proteína da ervilha | Albumina – clara do ovo desidratada |
Proteína do arroz | Whey – soro do leite |
ATENÇÃO: Antes de adicionar qualquer suplemento à sua alimentação, ou de escolher uma proteína para utilizar, é importante a orientação de um profissional nutricionista para indicar as melhores qualidades e quantidades para sua dieta, rotina e estilo de vida.