30 . mar . 2018 Datas Comemorativas  Páscoa  

5 dicas para uma páscoa saudável, com chocolate e sem nenhuma neura!

5 dicas para uma páscoa saudável, com chocolate e sem neura!

Você se identifica com algumas dessas situações? “Preciso emagrecer! Mas, vou esperar a Páscoa passar, assim eu como chocolate e depois procuro um nutricionista para iniciar minha dieta totalmente focada.” ou “Vixi, nutri! Vim para a consulta na época errada, vou pegar bem o período da Páscoa, e agora? Não vou poder comer chocolate?” Sim? Fica tranquilo, você não é o único! Vem comigo ver 5 dicas para uma páscoa saudável, com chocolate e sem neura alguma!

Páscoa sem chocolate? Só que não!

A boa notícia é que se você está num processo de REEDUCAÇÃO ALIMENTAR! Você não precisa fugir dessa tentação e dizer não a todas as pessoas que pensarem em te dar um chocolatinho!

Isso mesmo! Chegou a época mais gostosa do ano e você acha mesmo que vamos te privar de comer um chocolate? Claro que não!

Essa tarefa é bem difícil para todos que gostam dessa delícia, inclusive para nós nutricionistas! Mas, nada de enfiar o pé na jaca (ou melhor, no ovo de Páscoa) e comer todo o chocolate que você ganhar de uma vez só, né?

Deixe a neura de lado e confira 5 dicas para ter uma Páscoa saudável e deliciosa

1.Tenha uma alimentação equilibrada!

Não é porque a Páscoa chegou que você precisa passar o feriado todo na farra, né?

Coma com moderação, tente manter a rotina de se alimentar a cada 3 horas e não esqueça das frutas e da salada!

2. Cuidado com o exagero!

Você não precisa comprar ou pedir o maior ovo que existe no mercado. Quanto maior o ovo, pior vai ser para resistir à tentação e você não vai parar de comer até ele acabar.

Caso você ganhe um muito grande, vale a pena quebrar o ovo em pequenas porções e guardar em potinhos com tampa na geladeira.

Você também pode congelar uma parte, assim evita passar a semana toda recorrendo aos potinhos!

3. Compartilhe!

Que tal você abrir o ovo e compartilhar com a família e amigos?

Isso também vale se você ganhou uma quantidade muito grande de caixas de bombons, chocolates e ovos: Que tal dividir com os amigos ou até doar alguns para os porteiros do seu prédio ou para alguma criança na rua?

Assim você não fica com aquela quantidade enorme de chocolate em casa, come com moderação, fica feliz e também deixa outras pessoas felizes 🙂

4. Consuma como sobremesa!

O ideal é você dar preferência para consumir seu chocolate como sobremesa de uma refeição (almoço, por exemplo), pois isso ajudará a controlar a sua glicemia, já que nessas refeições você acaba comendo mais nutrientes e fibras.

Comer chocolate no lanche da tarde vai causar picos de açúcar no sangue e você vai ter mais dificuldade para se controlar com a quantidade, já que você já estará um tempo sem comer e a fome já vai estar marcando presença!

5. Acerte na escolha!

O cacau é rico em antioxidantes e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, promove sensação de bem-estar, melhora o humor e a concentração, mas, para isso é importante saber escolher o chocolate certo! Clique aqui e vem aprender como escolher um bom chocolate!

Se tiver a oportunidade, escolha chocolates com pelo menos 50% de cacau, lembrando que quanto maior a concentração, mais benefícios!

Também é importante tomar cuidado com os famosos ovos recheados e ovos de colher, eles são lindos, mas também bem calóricos – então, F R A C I O N E! Nada de pegar a colher, comer todo o recheio e ainda comer a casca – tudo de uma vez!

E nada de chocolate diet, hein?

Essa opção é para os diabéticos! Se você não é, não opte por eles, pois apesar de não ter açúcar, eles contêm uma quantidade maior de gordura comparado ao tradicional!

E lembre-se: Sem neura! Tudo é questão de equilíbrio, moderação e bom senso!

Numa reeducação alimentar é importante saber comer de tudo e, comer de tudo, não significa comer TUDO! Então, aproveite muito o momento família, muito o feriado e moderadamente o chocolate 😉

Aprenda a saboreá-lo e não a devorá-lo, esse é o segredo para uma páscoa saudável e deliciosa!

Feliz Páscoa! 🐰

 

Referências

BOA FORMA. Páscoa: 5 dicas de nutricionista para comer chocolate sem culpa. Disponível em: https://boaforma.abril.com.br/dieta/pascoa-5-dicas-de-nutricionista-para-comer-chocolate-sem-culpa/. Acesso em 22 de março de 2018.

ESTADAO. Confira 7 dicas para uma Páscoa saudável. Disponível em: http://emais.estadao.com.br/blogs/vigilante-da-causa-magra/confira-7-dicas-para-uma-pascoa-saudavel/. Acesso em 22 de março de 2018.

MARIANA SAAD. Dicas da nutricionista para comer chocolates na Páscoa sem culpa. Disponível em: http://blogmarianasaad.com/2016/03/21/dicas-da-nutricionista-para-comer-chocolate-na-pascoa-sem-culpa/. Acesso em 22 de março de 2018.

TAEQ. Páscoa saudável: Veja as melhores opções para o seu ovo de chocolate. Disponível em: http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/pascoa-saudavel-veja-as-melhores-opcoes-para-o-seu-ovo-de-chocolate_a3212/1. Acesso em 22 de março de 2018.

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2011 e já atuou como nutricionista clínica no Hospital Igesp no período entre os anos de 2012 e 2013. Atualmente, é nutricionista na Energié, auxiliando colaboradores e gestores a terem melhor qualidade de vida por meio da reeducação alimentar.

Veja todos os posts de Isabela Costa Feitosa