Hoje, 26 de março, é considerado o dia mundial do chocolate. E daqui menos de um mês vem outra data em que ele é mais lembrado como nunca: a Páscoa! Como lidar com tanto chocolate aparecendo de todos os lados? Porque, convenhamos, são raríssimas as pessoas que conseguem resistir a essa tentação!
Existe uma frase engraçadinha que circula por aí: “chocolate vem do cacau, que é uma planta, logo chocolate é uma salada!”, já ouviu? Obviamente chocolate não é sinônimo de salada, mas ele pode sim ser saudável, sabia?
O cacau é um fruto riquíssimo em antioxidantes, ótimo para combater envelhecimento, além de conter cafeína e teobromina, que estimulam o cérebro e auxiliam na produção de serotonina, dando aquela sensação de bem estar. Mas é claro que esses benefícios estão presentes nos chocolates mais puros, ou seja, com maior percentual de cacau.
Se você é chocólatra, a boa notícia é que dá pra comer um pedacinho por dia sem comprometer a saúde! Isso porque existem versões muito boas de chocolates, com pouca quantidade de açúcar e de gorduras ruins.
Antes de sabermos como escolher um bom chocolate, vamos entender de onde ele vem!
Todo mundo sabe que tudo começa com o cacau, fruto do cacaueiro. O que poucos sabem é que o processo de produção é bastante complexo.
O cacau contém dentro dele cerca de 20 a 40 sementes de gosto amargo. Essas sementes ficam fermentando em caixas de madeira por cerca de 4 a 7 dias, para perder o amargor.
Depois, as sementes são secas naturalmente ou através de secadores artificiais e moídas para dar origem à massa de cacau, matéria prima das fábricas de chocolate.
Desse processamento todo, ficam dois ingredientes: a manteiga de cacau, que é a gordura das sementes, e a massa de cacau.
Aí se adiciona açúcar e leite e temos o tipo mais comum de chocolate: o ao leite. Delícia, né? Mas existem chocolates com mais, com menos e até sem açúcar! É isso que determina a qualidade nutricional dele.
Tipos de chocolate
Ao leite:
Composto por massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite.
Amargo:
Composto apenas de massa de cacau e manteiga de cacau. É bastante escuro e amargo.
Meio amargo:
Além da massa de cacau e da manteiga, leva também açúcar, mas em menor quantidade do que o ao leite. O ideal é escolher os que garantem pelo menos 70% cacau.
Branco:
Não leva massa de cacau, apenas manteiga de cacau, leite e açúcar.
Chocolate para cobertura:
Leva grandes quantidades de manteiga de cacau, o que garante derretimento fácil e brilho intenso em coberturas de bolos.
Chocolate diet:
São variações que não levam açúcar, e sim adoçantes no lugar. Muito cuidado pois nem todo mundo se beneficia desse tipo de chocolate.
E como escolher entre tantas opções no mercado?
Procure aqueles que tenham como primeiro ingrediente a massa de cacau, já que a lista de ingredientes sempre está em ordem decrescente de quantidade. Melhor ainda se em segundo lugar vier a manteiga de cacau e só então o açúcar. Evite aqueles que contenham gordura vegetal adicional, que não é nem um pouco saudável.
Os chocolates mais saudáveis são os amargos, sem adição de açúcar. Mas poucas pessoas acham esse tipo saboroso. E de que adianta comer chocolate se o sabor não for bom? Então a dica é ir aumentando o percentual de cacau até se adaptar a chocolates com 80 ou 90% cacau.
Existem algumas marcas sem açúcar que adicionam adoçantes naturais, como stévia e xilitol, que não apresentam riscos pra saúde e podem ser uma boa opção para quem gosta do sabor mais doce.
Sugestão de Chocolates Saudáveis!
- Barras de chocolate Lindt 85% e 90% Cacao
- Cacau Show – Tablete de chocolate amargo com 85% de cacau (5g)
- Barras de chocolate Only4
- Barras de chocolate Flormel
- Barras de chocolate Chocolift – Essencial
E quanto posso consumir?
Uma quantidade que não deve causar malefícios para a maioria das pessoas é de 25 a 30g de chocolate por dia. Viu só? É possível consumir chocolate sem culpa! Aliás, se você sente culpa ao consumir algum alimento, saiba que isso não é bom. Sugiro que dê uma olhada nesse link aqui!
Agora que você sabe escolher um bom chocolate, comemore o dia do cacau com moderação, ok?