Arroz Integral demora muito para cozinhar?

arroz integral

arroz integral O arroz integral é uma ótima opção para substituir o arroz branco, pois ele contém mais vitaminas, minerais e fibras, promovendo maior saciedade e evitando o acúmulo de gordura na região abdominal. Mas, é comum ouvirmos as pessoas dizendo que o arroz integral fica duro ou que ele demora muito pra cozinhar e por isso elas acabam desistindo de fazer!
Você sabe por que isso acontece?

Porque o arroz integral não passa pelo processo de polimento como ocorre com o arroz branco, portanto sua casca é mantida junto ao grão tornando-o mais duro. O que ocorre de errado é que geralmente as pessoas fazem o arroz integral da mesma maneira que fazem o arroz branco e isso dificulta o processo de cozimento do grão. Então, para ajudar a preparar esse arroz da maneira correta e não ter mais desculpas para não incluir esse alimento no seu dia-a-dia, confira algumas dicas de como preparar esse grão!
Deixe o arroz de molho de um dia para o outro, de preferência coloque um pouco de vinagre ou gotas de limão na água.
Não refogue o arroz – esse processo fará com que ele demore ainda mais para cozinhar!
Refogue os temperos (alho, cebola e outros de sua preferência), acrescente a água e por ÚLTIMO o arroz.
A quantidade de água deve ser o dobro da quantidade do arroz, ou seja, se você for fazer 1 xícara de arroz integral irá utilizar 2 xícaras de água. Porém, tem pessoas que preferem o arroz na consistência mais “papa”, então a dica é experimentar e, se for o caso, acrescentar mais água!
Você é daqueles que além do tempo de cozimento também não gosta do sabor do arroz integral?

Uma dica legal é acrescentar outros temperos/legumes após o cozimento, por exemplo:
Salsinha picada
Castanha de caju ou amêndoa picada
Cenoura ralada, brócolis cozido no vapor, etc.
Agora que você já sabe o método correto de fazer o arroz é só usar a criatividade para fazer esse ingrediente se tornar cada dia mais prazeroso!
Por Isabela Costa Feitosa Nutricionista | CRN 6 – 12899