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Salada no pote: a salada para levar na marmita!

salada para levar na marmita

Comer salada diariamente é uma ótima maneira de oferecer vitaminas e minerais para o nosso corpo. Porém, quando montamos um plano alimentar para uma pessoa que passa o dia fora surge aquela dúvida: “Como posso fazer pra levar minha salada para o trabalho sem ela estragar ou ficar murcha?”

A salada no pote é uma ótima opção de salada para levar na marmita, pois deixa a salada sempre fresquinha e as folhas não murcham, sendo uma ideia superprática para levar ao trabalho, e até comer em casa!

Para começar, escolha um pote de vidro com tampa e inicie a montagem da seguinte maneira:

➜ 1ª camada (fundo do pote): Molho

Escolha 1 opção de molho:

  • 3 colheres (sopa) sopa de azeite + 1 colher (sopa) de suco de limão + ervas finas desidratadas + sal e pimenta do reino a gosto
  • ¼ xícara de azeite + 1 xícara de folhas de manjericão + nozes ou castanha do Pará picadas + 1 dente de alho picado (Bater tudo no liquidificador)
  • 1 colher (sopa) de mostarda Dijon + 1 colher (chá) de mel + 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ pote de iogurte natural + Suco de ½ limão + 2 colheres (sopa) de azeite + pimenta do reino
  • 1 colher (sopa) de vinagre + 3 colheres (sopa) de azeite + 2 colheres (sopa) de hortelã picada

Você também pode usar sua criatividade e montar seu próprio molho, é só seguir a receitinha abaixo e escolher uma opção de cada:

Acidez

Óleos Vegetais

Temperos Frescos

Opcionais

Suco de limão

Azeite de oliva

Tomilho

Mel/melado

Raspas de limão siciliano

Óleo de linhaça

Orégano

Iogurte

Vinagre de vinho

Óleo de gergelim

Pimenta

Coalhada

Aceto balsâmico

Nozes picadas

Manjericão

Ricota

Suco de laranja

Amêndoas picadas

Alho

Mostarda Dijon

Vinagre de arroz

Hortelã

Tomate seco

Cebolinha, etc

Gengibre

➜ 2ª camada: Alimentos pesados

Beterraba

Cenoura

Brócolis

Rabanete

Couve-flor

Pepino

Tomate

Chuchu

Abóbora

Nessa camada também vale colocar alguma proteína animal (frango grelhado, ovo, etc) ou vegetal (grão de bico, cogumelos, ervilha, etc).

Veja algumas combinações:

  • Abobrinha + Tomate cereja cortados ao meio + Queijo minas
  • Pepino em rodelas + Beterraba ralada + Ervilha
  • Milho cozido + Frango desfiado + Cenoura em rodelas
  • Grão de bico + Cebola roxa picada + rabanete em rodelas + Brócolis
  • Cenoura em rodelas + cebola em rodelas + tomate picado + ovo cozido

Se você gosta de fazer salada utilizando frutas, essa é a hora de colocá-las também!

➜ 3ª camada: Folhas

Escarola Alface Agrião
Repolho Acelga Couve
Rúcula Espinafre Mostarda

Opções de combinação:

  • Agrião + alface friseé
  • Repolho roxo + couve
  • Acelga + rúcula
  • Espinafre + alface americana
  • Escarola + mostarda

Terminou de montar? Agora é só guardar na geladeira! E o melhor, ela pode ficar lá por até 5 dias, então dá pra montar vários potes de salada para levar na marmita no domingo e já deixar guardado pra semana inteira, sem desculpas de falta de tempo! Na hora de consumir é só virar o pote de cabeça para baixo, deixando que o molho escorra pelas camadas, para que a salada fique temperada. Pronto! Agora é só comer no pote mesmo ou passá-la para um prato.

ATENÇÃO! É muito importante que você só vire o pote na hora de consumir, pois se fizer isso antes o molho entrará em contato com as folhas e elas podem escurecer e murchar.

Além de saudável, a salada no pote fica linda e é um ótimo jeito de incluir sempre verduras e legumes fresquinhos na sua rotina! Use a imaginação e crie a sua de acordo com os seus gostos.

Se ficar na dúvida de como montar uma salada saudável veja nossa matéria sobre esse assunto clicando aqui.

Referências

MORELLI, FERNANDA. Salada no pote: Aprenda a montar uma refeição rápida e saudável. Disponível em: http://claudia.abril.com.br/saude/salada-no-pote-aprenda-a-montar-uma-refeicao-rapida-e-saudavel/. Acesso em: 01 de fevereiro de 2017.

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2011 e já atuou como nutricionista clínica no Hospital Igesp no período entre os anos de 2012 e 2013. Atualmente, é nutricionista na Energié, auxiliando colaboradores e gestores a terem melhor qualidade de vida por meio da reeducação alimentar.

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