Você sente que é difícil de manter uma alimentação saudável no trabalho? Percebe que em casa consegue manter hábitos alimentares bons para a sua saúde, mas quando está no ambiente de trabalho, com seus colegas, parece que faz tudo “errado”?
Essa situação é muito comum! Afinal, muitos fatores influenciam a alimentação, inclusive o ambiente e as pessoas próximas de você! Seu local de trabalho não foge ao padrão de consumo atual, cheio de “armadilhas” que podem te desestimular a melhorar a alimentação e também prejudicar seu rendimento no trabalho. Mas então como contornar esse cenário?
Na hora do almoço: restaurantes, deliveries, fast foods…
Comer em restaurantes poupa um pouco do trabalho de preparo, mas têm suas desvantagens: no caso de pratos prontos (como PFs – Pratos Feitos) as porções podem ser maiores daquelas que você comeria normalmente e no self-service você pode se perder no meio de tanta variedade e acabar pegando um pouco de tudo. Também é comum quem escolha o fast food pela falta de tempo, até porque as grandes redes não são nada bobas e vão para perto bem perto das empresas!
Como escolher?
De forma geral, levar a marmita é uma boa opção para comer de acordo com o que se gosta e evitar exageros (Confira: Marmita saudável: Dicas de Montagens). Mas nos restaurantes também é possível! No restaurante por quilo é mais fácil: observe todas as opções e escolha somente aquilo que vai te satisfazer. Nada melhor que um pouco de arroz com feijão, bastante salada e alguns legumes, e uma porção de carne, frango ou ovo! Hoje em dia existem opções mais equilibradas em quase todos os restaurantes, cabe a você fazer a sua escolha.
Beliscadas durante o trabalho
A gaveta cheia de guloseimas e o compartilhamento de doces entre os colegas podem acontecer várias vezes durante o expediente! Pergunte-se: você realmente quer esse alimento ou está comendo apenas porque está disponível? Se for o segundo caso, evite! Estabeleça os horários para sua refeição e não fique beliscando entre elas, pois atrapalha as refeições principais e te faz comer em grandes quantidades alimentos que deveriam ser só de vez em quando: balas, chocolates e outros docinhos. Faça pausas para lanches da manhã e da tarde quando tiver fome, em horários regulares, com opções práticas, como castanhas e frutas secas. Quanto mais conseguir evitar os industrializados, melhor!
A falta de tempo e o estresse podem interferir para se ter uma alimentação saudável no trabalho
Prazos, metas, cobranças, dificuldade de relacionamento no trabalho… O estresse libera cortisol e aumenta a vontade de doces, então ter guloseimas a vista aumenta a chance de comer descontroladamente. Mas não dá para esperar não ter estresse para cuidar da alimentação! Já que ele faz parte da rotina, o ideal é você se organizar para dar à alimentação o espaço que ela merece. Faça as refeições com atenção, não coma na frente do computador, pare poucos minutos para respirar fundo, ir ao banheiro e beber um pouco de água. Comer para aliviar o estresse o tempo todo é prejudicial e só dá um alívio momentâneo, que te faz ficar prisioneiro desse hábito.
Cuidado com a máquina de café à vontade
Excesso de cafeína pode aumentar a ansiedade e trazer junto grandes quantidades de açúcar. Além disso, os cafezinhos podem substituir os lanches mais nutritivos. Então aprecie com moderação, no máximo 4 pequenas xícaras ao longo do dia! Também não se esqueça de hidratar-se! Leve sua garrafinha e beba durante o expediente.
E nas festinhas e Happy hour, faço como?
Aniversário do chefe, aniversário de um colega, festa junina e outras datas são festejadas no trabalho. Sempre temos motivos para comemorar, não é mesmo? Não precisa deixar de frequentar as festas, só não é recomendado comer grandes quantidades e de muitos alimentos. Por exemplo, se tiver vários salgadinhos (coxinha, bolinha de queijo, esfiha, empada, por exemplo) pegue o que mais gostar ou tiver mais vontade naquele momento. Uma coxinha, por exemplo! Participe do evento social, porém sem exageros!
O mesmo vale para os happy hours, intercale água com bebidas alcoólicas e consuma os petiscos com moderação! Não vá com muita fome para esses eventos, pois pode acabar comendo mais do que gostaria.
A alimentação saudável no trabalho pode começar por você!
A influência do grupo sobre a alimentação é grande! Que tal iniciar você e contagiar todo mundo por um ambiente de trabalho mais saudável? Você pode melhorar a sua saúde e beneficiar todo o pessoal! Que tal fazer o seu pedido no restaurante antes dos outros? Lembre-se: o segredo é ter equilíbrio e moderação!