“Entra ano e sai ano…sempre os mesmos planos…”, não é? Estabelecer metas para começar o ano novo é um ritual comum que para muitas pessoas: marca o fim de um ciclo e o começo de outro.
E cá entre nós, quem nunca prometeu e afirmou de peito cheio: “Eu vou começar uma dieta e dessa vez é pra valer!”?
Há tantos desejos de mudanças e tantos motivos, mas quem nunca refez a mesma promessa? Chega o final do ano e lembramos das juras que havíamos feito e “refeito”. Afirmamos: “dessa vez vai ser diferente” ou “agora vai”. Mas, e aí? Quando o assunto é ter uma alimentação saudável ou emagrecer…o que fazer para dar uma engrenada e de fato alcançar seus objetivos?
Para isso, contaremos alguns segredos para você iniciar o ano com toda energia. Tudo bem que podemos ter algumas superstições, como pular 7 ondas ou comer lentilha com os pés para cima, mas antes de qualquer coisa, você tem que listar os seus objetivos para o próximo ano, pois isso ajuda no planejamento das ações e na tomada de decisões. Tudo depende de você!
Reunimos toda a nossa equipe, e listamos 10 coisas simples de fazer, mas que fizeram muita diferença para que nosso ano fosse muito mais saudável e feliz! Esperamos que você possa incluí-las nesse novo ano que está começando para que os seus objetivos e metas sejam realizados com muita saúde!
1. Defina suas metas e objetivos principais
Estabelecer metas e ter a sensação de dever cumprido, te motiva a fazer mais e melhor, pra tudo na vida. É natural ao começar um novo ano, elaborarmos uma lista enorme de metas, mas muitas vezes não concluímos, porque nossas metas nunca deixam de ser metas. São tantas que elas ficam extremamente vagas. Foque em uma e depois de concluir, foque em outra meta. Devagar e sempre!! Já pensou em qual objetivo focará inicialmente? Neste novo ano, concentre toda a sua atenção nesse objetivo.
2. Hidrate-se bem!
Todo mundo já sabe de cor e salteado que é importante beber água. Na hora que perguntamos sobre a ingestão hídrica durante a consulta nutricional, 90% das pessoas assumem que sabem que é necessário beber mais água. Beber água reflete em um bom funcionamento do nosso organismo, pois ajuda a regular a temperatura corporal, elimina toxinas, melhora absorção de vitaminas e minerais. O ideal é em média 2,0 litros por dia. Já pegou sua garrafinha??
3. Fracione suas refeições
Tenha o hábito de comer de 3 em 3 horas. Quando fracionamos as refeições, fornecemos energia ao nosso corpo a todo instante, pois conseguimos manter os níveis de açúcar no nosso sangue sempre estáveis. A hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) causa fraqueza, então se precisamos de energia para alcançar nossos objetivos e termos uma vida saudável, comer a cada 3 horas é fundamental, não se esqueça!
4. Evite Industrializados
Produtos industrializados ou ultraprocessados possuem, em sua maioria, quantidades exacerbadas de açúcar ou gordura, causando sensação de desconforto e indisposição. Então ao fazer suas compras, vá direto para o setor de frutas, legumes e verduras. Quanto mais natural melhor e mais disposição terá.
5. Coma feliz!
Aprenda a apreciar uma boa alimentação pelo bem que ela faz ao seu corpo e pela sensação de bem-estar que provoca. Mas isso não significa deixar de comer o que gosta! Quem não ama comer uma sobremesa ou uma pizza com os amigos? O segredo está na quantidade.
6. Mexa-se
Quem faz exercício físico vive menos estressado, tem mais disposição e tem uma saúde melhor. Escolha uma atividade que te dê prazer e inclua na rotina.
7. Preste atenção no presente
Pare alguns segundos por dia e observe sua respiração. Conecte-se com o que está sentindo naquele momento. Permita-se relaxar. Isso vai ajudar a “retomar os eixos” para seguir o dia com mais energia.
8. Evite o que não te faz bem
Quantas vezes não comemos um mesmo alimento e depois o estômago fica pesado e pensamos “sempre que como isso passo mal”? Se faz mal e tira sua energia, porque insistir? Identifique os alimentos que provocam esse tipo de sensação e pense duas vezes antes de consumi-los de novo.
9. Recomece quantas vezes for necessário
Quem quer mudar hábitos precisa entender que deslizes acontecem, mas precisam ser superados. Comeu demais hoje? Isso não estraga todo o processo de reeducação alimentar que vem fazendo há meses. Você tem uma meta e ela continua lá esperando para ser cumprida. Respire fundo e recomece hoje mesmo!
10. Agradeça diariamente!
Agradecer todos os dias as pequenas vitórias é muito importante! Crie um Diário de Gratidão e escreva diariamente pelo menos dois acontecimentos pelos quais você é grato. Assim, você vai começar a viver mais positivamente e enxergar o lado bom em vários momentos da vida. Quanto mais agradecemos, mais conquistamos motivos para agradecer.