Rotina agitada, excesso de trabalho, facilidade de alimentos prontos para consumo… tudo isso levou a um resultado nada animador: mais da metade da população brasileira está acima do peso ideal. E o índice de obesidade nas empresas, segue aumentando.
Se você não é nutricionista, pare para pensar: sua alimentação da infância com certeza é muito diferente da alimentação de hoje. Os alimentos disponíveis e o nível de industrialização do que consome mudou muito. Talvez você seja alguém que se preocupa e tem bom conhecimento sobre alimentação, mas, para a maior parte das pessoas, a ingestão de açúcar, carboidratos refinados e gorduras aumentou, enquanto fibras, vitaminas e minerais ficaram de lado.
Por isso chegamos a esse patamar de obesidade inédito. E o problema está nas consequências: obesidade é fator de risco para as principais doenças crônicas, como diabetes, câncer e hipertensão, responsáveis pelos maiores gastos com saúde no país.
Como está o percentual de excesso de peso na sua empresa?
Você tem esse dado dos seus colaboradores? Consegue criar ações em saúde focadas na resolução dos principais problemas de saúde que eles apresentam?
Para melhorar a qualidade de vida de uma empresa, conhecer o perfil nutricional da sua população é o começo do caminho.
Ao entender como estão os indicadores físicos e alimentares dos colaboradores é possível criar intervenções que ajudem a empresa a reduzir riscos de surgimento de doenças crônicas e economizar com saúde, além de melhorar índices de afastamento, absenteísmo e presenteísmo.
Estamos em um ótimo momento para implementar ações de qualidade de vida nutricional nas empresas.
Apesar dos índices de excesso de peso altos, vemos já um movimento no sentido de buscar novamente uma alimentação mais natural, menos processada. Existem dados do próprio Ministério da Saúde sobre isso. Ao mesmo tempo, a pandemia do COVID-19 acordou muita gente para a importância da saúde.
3 motivos para investir no combate a obesidade nas empresas
A Energié acredita na educação nutricional como forma de mudar hábitos alimentares e gerar qualidade de vida. Quando o investimento nesse aspecto ocorre dentro das empresas, traz benefícios para todo mundo:
- O colaborador passa a viver mais saudável e trabalhar melhor
- As equipes se engajam juntas na mudança de hábitos e tornam o ambiente de trabalho melhor
- A empresa colhe os frutos através de aumento de produtividade, melhora da imagem e economia em saúde
E por onde começar então?
Mapear o perfil nutricional dos colaboradores é o primeiro passo. A Energié faz esse serviço dentro dos Programas de Qualidade de Vida ou também de forma isolada para as empresas. Ele pode ser realizado online ou de forma presencial.
Com o mapeamento realizado, são criadas ações estratégicas para auxiliar a empresa a melhorar os aspectos de saúde mais presentes nos seus colaboradores.
Aqui no nosso site você encontra todos os serviços que fazemos e também pode entrar em contato para saber mais detalhes de como podemos ajudar sua empresa a ter mais qualidade de vida. Fale com a gente!