03 . set . 2018 Programa de Qualidade de Vida  

5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho

5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho

O trabalho influencia muito na vida pessoal dos colaboradores, pois hoje em dia, as pessoas acabam passando mais tempo dentro da empresa do que em suas próprias casas. Por este motivo, é fundamental que existam ações para promover a qualidade de vida no trabalho, Selecionei 5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho que você pode começar a implementar agora!

O que significa ter qualidade de vida no trabalho?

É o grau de satisfação que um colaborador tem com as funções exercidas e com o local em que trabalha.

Para e responda: você considera o seu ambiente de trabalho harmonioso ou caótico? Se sua resposta foi caótico, sua empresa precisa urgentemente de ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho! Afinal, tornar o ambiente de trabalho mais adequado é o primeiro passo para uma equipe em harmonia e mais produtiva!

Confira 5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho e contribuir para que sua equipe esteja sempre em harmonia e bem-estar.

1 . Seja criativo e inovador! Invista num ambiente mais agradável.

Alguns detalhes são importantes para melhorar a qualidade de vida na empresa e fazem toda a diferença: um ambiente de trabalho bem planejado, organizado, bem iluminado, ambiente que promova conforto térmico, segurança e boa acústica. E claro, móveis que geram conforto e bem-estar.

Já pensou em investir em cadeiras com apoio de cotovelo, apoio para os pés e deixar os computadores em um posicionamento correto favorecendo uma melhor postura dos seus funcionários?

2. Seja flexível! Deixe claro a liberdade para propor mudanças.

A flexibilidade do trabalho está se tornando uma tendência nas empresas. Quando você permite que seus colaboradores exponham suas opiniões e ideias, você permite a construção de um diálogo mais saudável, aberto e produtivo. Todos devem analisar e identificar os pontos que precisam ser melhorados na empresa para aumentar a qualidade de vida.

Não seja rígido e tenha paciência em escutar os colaborares. Analise com calma o que é relevante para a equipe e empresa e que poderá então, ser colocado em prática.

3. Dê feedback e valorize o trabalho dos colaboradores!

O feedback contínuo é essencial! Ele serve como um guia para mostrar ao funcionário se ele está ou não no caminho certo, reconhecer seus sucessos, bem como para mostrar onde é necessário melhorar. Entenda que os colaboradores querem crescer profissionalmente e ter o hábito de dar feedbacks de maneira contínua, faz com que seus colaboradores se sintam seguros e orientados.

Por outro lado, nem todos os colaboradores tem uma autocrítica e maturidade para entender onde precisam melhorar, portanto feedbacks constantes facilitam conversas difíceis. ​

Um trabalho bem executado deve ser valorizado. Elogie, parabenize e ofereça gratificações ou premiações aos colaboradores. Essa atitude aumenta a motivação e produtividade da equipe.

4. Incentive a organização e foco no trabalho!

Embora algumas pessoas pensem que a multitarefa é sinônimo de produtividade, esse tipo de ação acaba prejudicando a produtividade na maioria das vezes.

Por este motivo, é importante priorizar uma tarefa por vez. Utilize ferramentas que direcionem os colaboradores em relação às tarefas que devem ser executadas, grau de prioridade e prazos. ​

Essa atitude também promove resultados com mais qualidade e menos pressão. Dessa maneira, o processo de produção se torna mais leve e tranquilo!

5. Invista em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho!

Os programas de Qualidade de Vida no trabalho se constituem de ações específicas das empresas para a elevação do bem-estar entre os funcionários. Essas ações podem ser:

  • criar campanhas de orientação nutricional
  • atendimento nutricional individualizado ou em grupo
  • massagem
  • ginástica laboral
  • exercícios físicos, entre outros.

A implementação de um Programa de Qualidade de Vida no trabalho é uma das estratégias empresariais mais eficientes. Diversas vantagens são sentidas com a implementação desse programa, que vão desde a redução dos custos com a saúde dos funcionários até a diminuição dos níveis de estresse no ambiente corporativo.

Mudar e melhorar a qualidade de vida na sua empresa é altamente necessário para melhorar o desempenho da sua equipe! Agora que você já conheceu essas 5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho, que tal implementá-las? Acredite, pequenas mudanças podem proporcionar grandes resultados, equipes motivadas e resultados extraordinários.

Você tem dúvidas de como implementar um programa de qualidade de vida nutricional dentro da sua empresa, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e adquirir todos esses benefícios? Nós da Energié podemos te ajudar! Saiba mais sobre os serviços que oferecemos.

Referências

Lobo. R. O que é Qualidade de Vida no Trabalho. Disponível em: <https://www.conceitozen.com.br/o-que-e-qualidade-de-vida-no-trabalho.html> Data de acesso: 02/08/2018.

Marques. JR. Exemplos de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Disponível em: <https://www.jrmcoaching.com.br/blog/exemplos-de-programas-de-qualidade-de-vida-no-trabalho/>. Data de acesso: 02/08/2018.

Marques. JR. Qual a Importância do Feedback Para a Motivação do Trabalhador? Disponível em: <https://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-importancia-do-feedback-para-comunicacao-e-motivacao-do-trabalhador/>. Data de acesso: 02/08/2018.

OAPCE. 4 maneiras de melhorar a qualidade de vida no trabalho. Disponível em: <http://www.oapce.com.br/4-maneiras-de-melhorar-a-qualidade-de-vida-no-trabalho/#>. Data de acesso: 02/08/2018.

Mirelli Dantas Andrade

Nutricionista | CRN 3-41051

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2013, especializada em Nutrição Esportiva pela Faculdade Integrada AVM desde 2015 e em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2016. Possui aprimoramento profissional em nutrição clínica pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Atua como consultora de Nutrição, oferecendo hábitos mais saudáveis para que a qualidade de vida e produtividade seja prioridade para empresários.

Veja todos os posts de Mirelli Dantas Andrade