“Já me falaram que tal alimento emagrece”, “fiquei sabendo que tal coisa acelera o metabolismo”, “passou na TV que X e Y são alimentos termogênicos”. Hoje em dia sempre ouvimos algo parecido com isso, não é?
Quais são os alimentos termogênicos, afinal? Eles ajudam a acelerar o metabolismo mesmo? Como posso inseri-los na minha alimentação? Confira abaixo!
Alguns alimentos, conhecidos como termogênicos, quando ingeridos são capazer de acelerar nosso metabolismo. Os alimentos termogênicos apresentam um maior nível de dificuldade ao serem digeridos, fazendo com que o nosso organismo tenha mais trabalho e gaste mais energia para realizar a digestão. Eles aumentam a temperatura corporal, fenômeno chamado termogênese, elevando então a queima calórica.
Outros benefícios dos alimentos termogênicos, é que eles apresentam ações antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres das células.
Vale lembrar que preconizamos uma alimentação saudável e equilibrada e que esses efeitos são observados quando esses alimentos são inseridos numa rotina de alimentação saudável e práticas saudáveis, como realização de exercícios físicos. Algumas pessoas podem ter sensibilidade a alguns desses alimentos, pois podem acelerar os batimentos cardíacos ou causar algum desconforto gastro-intestinal, então sem exageros, ok?
Você conhece o funcionamento do metabolismo?
TOP 9 ALIMENTOS TERMOGÊNICOS PARA DAR UM UP NO SEU METABOLISMO!
1. PIMENTA VERMELHA
Por aumentar a circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal, a pimenta aumenta cerca de 20% do metabolismo. A capsaicina (substância que proporciona à pimenta vermelha sua característica picante) é o ativo responsável por essa ação. Para isso, é necessária a ingestão de 3 a 4g por dia (pimenta em pó) ou ½ pimenta.
Atenção: avalie sua tolerância, pois não é indicada em casos de gastrite.
Pode ser: pimenta caiena, malagueta ou dedo-de-moça. Como usar: Use como tempero de salada, pratos quentes, geleias.
2. GENGIBRE
O gengibre possui o ativo gingerol, substância termogênica e antioxidante, podendo aumentar o gasto calórico em até 10%. Deve ser consumido de duas a três vezes ao dia (porção de 1 cm, aproximadamente).
Como usar: É possível variar a ingestão do gengibre, pois pode ser consumido cru, em chás ou para saborear a água. Também vale a pena acrescentar no tempero de saladas, aves e peixes, refogados, sucos e vitaminas.
3. CHÁ VERDE
A Camellia Sinensis é a planta que dá origem ao chá verde e outros chás (chá vermelho, chá branco e chá amarelo). O chá verde também ajuda a acelerar o metabolismo e consequentemente na perda de peso, pois apresenta em sua composição cafeína e polifenóis, como as catequinas.
Atenção: Pessoas com insônia não devem consumir muito chá verde no período da tarde/noite. Pessoas com hipertensão precisam ter cautela na ingestão.
Como usar: Pode ser consumido gelado ou quente, de 4 a 6 xícaras ao dia. Para saborear use canela em pau ou gengibre ou cravo. Não adoce com adoçantes e açúcares.
4. CANELA
A canela contém uma grande quantidade de compostos fenólicos e cromo. Essa sua composição ajuda a melhorar a maneira como o corpo utiliza a insulina, hormônio responsável pelo transporte do açúcar do nosso sangue, contribuindo para o emagrecimento. Por ter ação estimulante e aumentar a temperatura corporal, a canela pode ser classificada como termogênica. O ideal é consumir de uma a duas gramas, duas vezes ao dia.
Como usar: Consuma na forma de chá, polvilhada em frutas, como maçã e banana, sucos, vitaminas, iogurtes, sopas, mingaus.
5. ÁGUA GELADA
Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC), no entanto, o efeito é muito leve. Consumir um copo de água gelada faz com que o nosso corpo gaste cerca de 10 calorias para regular sua temperatura.
Como usar: Não tem segredo, né? Basta beber aproximadamente 2,0 litros de água por dia. Além do leve efeito de emagrecimento, pode apostar que você ganha muitos benefícios.
6. GUARANÁ EM PÓ
A nossa frutinha possui cafeína e acelera o funcionamento do corpo, sendo uma boa aliada ao processo de emagrecimento. O guaraná em pó não contém açúcar ou aditivos químicos e constitui o extrato mais puro da fruta, que além de garantir uma dose extra de energia, fortalece o sistema imunológico.
Atenção: Não deve ser consumido em exageros, principalmente quem tem hipertensão.
Como usar: Adicione dois gramas em sucos e vitamina de frutas.
7. VINAGRE DE MAÇÃ
A acidez do vinagre de maçã (ácido acético) parece ter efeito semelhante ao da pimenta, possuindo efeito termogênico. Esse ácido é capaz de inibir a ação de algumas enzimas que são responsáveis por digerir os carboidratos, contribuindo para evitar o aumento de peso.
Como usar: 1 a 1 ½ colher de chá de vinagre de maçã 2 vezes ao dia.
8. ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3
Os alimentos ricos em ômega 3, são ricos em ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a acelerar o metabolismo, pois auxiliam na melhora da ação da insulina. Com a maior estabilidade deste hormônio, há uma tendência de melhor controle do apetite. De brinde, ainda ajuda no controle do colesterol ruim (LDL). São anti-inflamatórios e antioxidantes.
Como usar: Insira na alimentação, alimentos como linhaça, chia, salmão, sardinha, atum, cavalinha, etc.
9. MOSTARDA
A mostarda é outra boa alternativa de alimentos que ajudam a emagrecer, pois, ela possui grande quantidade de fibras, causando maior sensação de saciedade e ajuda no bom funcionamento do intestino.
Como usar: Consuma as folhas de mostardas nas refeições principais ou mostarda em grãos para temperar frangos, carnes e peixes.