fbpx
19 . jul . 2019 Beleza  Prevenção e Saúde  

Alimentação no pré-operatório: 7 tipos de alimentos que não podem faltar nesse período

Alimentação no pré-operatório: 7 tipos de alimentos que não podem faltar nesse período

Quem pensa que apenas o pós-operatório é importante para o sucesso de uma cirurgia plástica, engana-se! Um pré-operatório focado no aumento da imunidade pode diminuir, e muito, os riscos de complicações da cirurgia, garantindo a saúde da paciente e a melhora nos resultados finais. Por isso, vamos conferir dicas de alimentação no pré-operatório que ajudem no aumento da imunidade, muito importante para uma recuperação excelente após a cirurgia.

POR QUE SE ALIMENTAR COM CUIDADO NO PRÉ-OPERATÓRIO?

Uma boa alimentação antes da cirurgia pode contribuir, e muito, para o seu sistema imunológico. Os benefícios podem ser incontáveis:

  • diminui o risco de complicações
  • ajuda a obter os resultados esperados, prepara o organismo para o procedimento (que não está acostumado)
  • e auxilia o corpo na recuperação do pós-operatório.

Além disso, o psicológico pode ficar muito abalado antes da cirurgia, levando ao descontrole da alimentação. Por isso, manter uma dieta equilibrada neste período pode ser essencial para controlar o apetite e os processos metabólicos do seu corpo.

O ideal é que os hábitos alimentares do pré-operatório se estendam durante toda a recuperação, contribuindo com os resultados e evitando problemas.

QUE TIPO DE ALIMENTOS DEVEM SER EVITADOS NA ALIMENTAÇÃO NO PRÉ-OPERATÓRIO?

Mais importante do que se preocupar com quantidades, a qualidade da comida é o que mais deve ser levado em consideração!

Alimentos que possam interferir na cicatrização e comprometer o sistema imunológico devem ser evitados (e se possível excluídos), como:

  • embutidos
  • refrigerantes
  • enlatados
  • bolachas
  • carnes gordas (sobretudo as vermelhas)
  • frituras
  • processados como presuntos e salsichas
  • molhos prontos
  • salames
  • acompanhamentos gordurosos (cremes e queijos)
  • fast foods
  • e industrializados em geral.

Pense que não é hora de fazer dietas miraculosas, mas sim de se preocupar com a sua saúde.

Além disso, deve-se cuidar com o consumo excessivo de sal, que contribui para aumentar ainda mais o inchaço, que já é um componente natural das cirurgias plásticas.

QUAIS OS ALIMENTOS MAIS INDICADOS PARA UMA EXCELENTE ALIMENTAÇÃO NO PRÉ-OPERATÓRIO?

Vamos conferir agora uma lista com a alimentação mais indicada para o período (ela não está em ordem de prioridade):

1. Alimentos ricos em vitaminas C, A e K

Consumir vitaminas antes da cirurgia pode ser importante para garantir um aumento da imunidade e dos processos fisiológicos naturais do corpo, contribuindo para a produção de colágeno e prevenindo a anemia.

vitamina C é uma das mais indicadas neste processo. Ela pode ser encontrada tanto em suplementação por cápsulas quanto em alimentos naturais, como frutas cítricas (morango, laranja, limão, acerola e abacaxi, tomate, pimentão, espinafres e brócolis.

Além disso, a vitamina A presente em peixes oleosos, leite integral, mamão papaia e cenourapode ajudar nos processos de resistência para infecções, contribuindo com toda a defesa imune. Além de ser vendida separadamente (em cápsulas), também existem suplementos multivitamínicos muito indicados para o consumo.

vitamina K também é muito recomendada: presente na alface, couve-flor, repolho, feijão, fígado, ervilha e cenoura, é essencial para atuar na coagulação sanguínea e cicatrização tecidual.

2. Alimentos ricos em gorduras boas

Não são todas as gorduras que estão proibidas, alimentos ricos em ômega 3 e óleos de origem vegetal auxiliam na cicatrização e reduzem processos de inflamação. Opte pelo consumo de azeite de oliva e peixes como o salmão.

3. Alimentos fontes de proteínas

As proteínas participam da produção de colágeno e elastina e contribuem para os processos de cicatrização e circulação, fazendo a manutenção do sistema imunológico. Dê preferência para carnes vermelhas, peixes e aves.

4. Alimentos fontes de fibras

Além de promoverem saciedade, as fibras são essenciais para regular o intestino – lembre-se a constipação intestinal é comum durante a recuperação. Por isso, elas podem te auxiliar muito no pós-operatório.

Prefira: pão, macarrão e arroz integral, legumes, vegetais e frutas. Sementes de chia também são muito bem-vindas como acompanhamentos de frutas e iogurte, clique aqui e confira o top 15 alimentos ricos em fibras.

5. Derivados do leite

Alimentos como o iogurte e o leite são fontes de Zinco, mineral que contribui para a cicatrização dos tecidos e reparação do sistema imunológico como um todo. O Cálcio dos laticínios também é essencial para a coagulação sanguínea e controle da frequência cardíaca, fatores essenciais em qualquer cirurgia.

6. Líquidos

Consuma muita água! Diferentemente do que se imagina, manter o corpo hidratado ajuda a desinchar. Água está livremente recomendada (pelo menos dois litros por dia), assim como água de coco para manter os níveis de sódio e sucos de frutas sem açúcar. De preferência, tome sucos com frutas ricas em vitaminas C, aliando os benefícios já citados.

Além de diminuir o inchaço, a hidratação é essencial para deixar a pele mais elástica e menos propensa a estrias.

7. Oleaginosas

Oleaginosas como castanhas, nozes e avelã, assim como sementes de gergelim e linhaça, são ricas fontes de ômega 6, essenciais para prevenção de problemas cardíacos e de auxílio da imunidade.

3 CUIDADOS ESPECIAIS ALÉM DA ALIMENTAÇÃO

Lembre-se que além de cuidar da alimentação, você também deve tomar alguns cuidados muito especiais no pré-operatório, que garantirão melhores resultados e diminuição de complicações:

  • Parar de beber álcool pelo menos trinta dias antes da cirurgia, evitando interferência entre substâncias e sobrecarga no metabolismo dos órgãos;
  • Parar de fumar por pelo menos trinta dias antes do procedimento;
  • Parar de tomar anticoncepcional é recomendação de alguns médicos para evitar a trombose. Converse com o seu.

Em caso de dúvidas, o indicado sempre é procurar a orientação de um especialista, que poderá te indicar as melhores condutas de pré-operatório.

UMA ADEQUADA ALIMENTAÇÃO NO PRÉ-OPERATÓRIO PREVINE COMPLICAÇÕES, INVISTA NELA!

Entender que a alimentação pode nos auxiliar muito em um procedimento de cirurgia plástica pode ser crucial para prevenir complicações e garantir a melhora dos resultados esperados.

Focar em um pré-operatório mais saudável só traz benefícios. Que tal seguir as indicações propostas e aumentar a sua imunidade para a cirurgia?