As frutas são essenciais para nossa saúde, elas fornecem para a nossa alimentação muitas vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes! Nosso corpo aproveita tudo isso para prevenção e tratamento de algumas doenças crônicas, como, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até alguns tipos de cânceres. Vamos aprender como escolher frutas deliciosas e docinhas para você colocar na sacola e aproveitar todos esses benefícios!
Você sabia que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo? Isso porque as condições climáticas, a extensão do território e as tecnologias utilizadas na produção ajudam muito. E são tantas opções e qualidade encontradas que algumas frutas regionais acabamos nem conhecendo!
Mas com tantas opções, surge uma dúvida: Você sabe como escolher frutas da melhor forma?
Primeiramente vamos começar pelo básico: a fruta precisa estar fresca!
Agora algumas considerações também importantes:
- Escolha as frutas que não estejam muito verde para consumo imediato e nem muito maduras se for deixar na fruteira
- Escolha frutas da época, essas são mais saborosas e com maior valor nutricional
- Evite as frutas que exalam um odor desagradável, pois pode já estar ruim por dentro
- A casca deve apresentar cor e aparência uniforme
- Segure a fruta sem furar e apertar forte, mas dê leves apertadinhas para sentir a consistência que deve ser firme
- Evite lavar a fruta logo que for guardar, deixe para fazer isso antes do consumo para não deteriorar antes do prazo
- Conservar a fruta que já está madura na geladeira fará com que ela dure mais
Isso é o básico para qualquer fruta! Agora, vamos nos aprofundar um pouquinho mais, para você terminar de ler esse texto com o mínimo de duvidas possíveis!
Por isso vamos citar as 7 frutas mais comuns e como escolher cada uma delas!
Laranja
Evite as com casca verde, pois ainda não estarão tão docinhas, mas dá para consumir.
Aquelas com pontinhos marrom e mais pesadas significam que estão mais doces e com mais suco.
Abacate
Prefira os com casca verdinha e sem muita mancha. Aperte levemente a fruta para saber se está boa, ela não deve estar dura e nem mole demais, deve estar firme.
Outra dica é retirar o talo (se ele ainda possuir), se estiver duro é porque ainda não está maduro, se sair com facilidade e estiver verdinho já está bom para consumo.
Abacaxi
Ao escolher o abacaxi é importante analisarmos a cor e a textura, pois quanto mais amarelo ele estiver e mais os gominhos da casca estiverem abertos mais doce e maduro ele estará.
Banana
Escolha as bananas mais firmes e com a casca mais amarela. As bananas que apresentarem mais pontinhos marrons significam que estão mais maduras e prontas para consumo.
Mamão
Evite os que estão com a casca rachada ou machucados. Ele deve estar com cheiro agradável e não muito mole ao toque dos dedos, mas deve estar macio.
Melancia
A casca da melancia deve ter cor verde e ser rajada, com brilho e firme. Quando bater na casca da melancia e ela emitir um som mais oco é porque está pronta para o consumo.
Manga
Ela deve estar com a casca lustrosa e sem rachaduras ou furos. O cheiro é o principal meio de saber se ela está boa ou não, ele deve ser doce, sem odor desagradável. A consistência deve estar firme, mas não dura demais e a casca varia conforme a qualidade da manga, mas evite as que estiverem verdes demais.
E aí, já conseguiu entender melhor como escolher frutas? Então agora é hora de ir às compras e colocar essas dicas em prática! 😉
Acompanhe nossa página no facebook e instagram que sempre postamos dicas de como escolher frutas da época!
E se você ainda está indeciso se deve ou não consumir frutas vou deixar uma matéria que vai lhe convencer: Coma frutas e seja mais feliz! 🙂
Agora aproveite dos benefícios, e boas compras!