Por serem fáceis de transportar, guardar na bolsa ou na gaveta do escritório, e por não estragarem com facilidade as barrinhas são opções práticas para os lanches intermediários (lanche da manhã e da tarde), principalmente nos dias mais corridos e agitados. Nas prateleiras dos supermercados encontramos cada vez mais tipos diferentes de barrinhas com muitas variações de ingredientes, o que pode causar uma certa confusão na hora das compras. Confira com a gente a diferença entre as barras de cereais, frutas e nuts.
BARRA DE CEREAIS
O que são:
A composição das barras de cereais varia muito, mas de modo geral são produtos energéticos, fonte de cereais (integrais ou não) e fibras. Os flocos de arroz, de milho e de aveia estão entre os ingredientes mais comumente encontrados nesse tipo de barrinha, que normalmente pesam entre 25 a 30g. Além dos cereais, as barrinhas de qualidade normalmente contém adição de açúcares não refinados (açúcar mascavo, mel ou melado) ou adoçante (stevia, sucralose, sorbitol), gorduras insaturadas (óleo de girassol, soja, milho) e fibras (linhaça, gergelim, chia, frutas desidratadas).
Benefícios:
- Os cereais integrais são ricos em fibras que auxiliam na redução do colesterol e da glicemia, a regular o trânsito intestinal e a aumentar a saciedade.
- As barrinhas de cereal são fonte de energia em uma porção pequena e leve, podendo ser consumidas antes do exercício.
Quando consumir:
As barrinhas de cereal podem ser consumidas nos lanches intermediários ou como pré treino.
Atenção na hora das compras! Muitas barrinhas de cereais apresentam o rótulo de produto saudável, entretanto tem grandes quantidades de açúcar e gordura na composição, e baixo teor de fibras (menos que 1 grama, sendo que deveriam oferecer ao menos 2,5 gramas por porção). Por isso a dica é sempre analisar o rótulo, checando a tabela de composição nutricional e lista de ingredientes.
Obs.: açúcar, açúcar invertido, xarope de glicose, glucose de milho, extrato de malte, maltodextrina, polidextrose são diversas formas de açúcar – se o produto apresenta mais do que um desses na lista de ingredientes, fique de olho!
BARRA DE FRUTAS
O que são:
As barrinhas de frutas são normalmente um pouco menores do que as de cereais, pesando em torno de 20 a 25g. A sua composição pode variar: algumas são compostas apenas por frutas, sendo ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras, já outras têm adição de ingredientes como açúcar, chocolate, gordura vegetal, leite e até mesmo cereais – por isso não se deixe levar pelo nome do produto, atenção a lista de ingredientes para saber o que está levando para casa!
Benefícios:
- Por conter fibras das próprias frutas, aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino.
- Como são utilizadas frutas desidratas, as barrinhas concentram o sabor doce natural das frutas. Por isso, são opções estratégicas de sobremesa, como alternativa a doces calóricos e pouco nutritivos.
- As barrinhas compostas apenas por frutas são boas opções de lanche pós-treino, para repor os estoques de glicogênio muscular. Já aquelas que tem associação com cereais integrais – como a aveia, podem ser uma boa opção de lanche pré-treino, para manter a energia durante o exercício.
Quando consumir:
As barrinhas de frutas podem se encaixar nos lanches intermediários, como sobremesa ou como lanche pré ou pós-treino.
BARRA DE NUTS, SEMENTES E/OU CASTANHAS
O que são:
As barrinhas de nuts tem em sua composição oleaginosas como castanhas, amêndoas, amendoim, avelãs, e/ou sementes como gergelim, quinua, linhaça e chia. As de sementes são menores e mais leves, com peso em torno de 10g, enquanto as de nuts tem peso médio de 30g. São ricas em gorduras boas (os ácidos graxos mono e poliinsaturados) e em minerais como vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Podem também ter associação com frutas desidratadas, que conferem sabor adocicado, e normalmente possuem algum tipo de açúcar para dar liga a barrinha – por isso, mais uma vez atenção ao rótulo para verificar a associação de diferentes tipos de açúcar!
Benefícios:
- As gorduras insaturadas auxiliam na regulação do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, também ajudam no controle da fome, dando mais saciedade.
Quando consumir:
As barrinhas de nuts são uma boa opção para os lanches intermediários.
Confira algumas opções de barrinhas saudáveis que você encontra no supermercado!
Confira receitas saudáveis de Barra de Cereais, Frutas e Sementes para você fazer em casa!
Barrinha de Cereal de Aveia e Banana
Ingredientes:
- 2 xic. chá de aveia em flocos
- 2 claras
- 2 bananas passas (secas) picadinhas (pode ser uva passa também)
- 1 banana amassada
- 3 col sopa de mel (ou adoçante)
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture. Unte uma forma e coloque a massa delicadamente sobre ela, espalhando com uma colher. Corte as barrinhas antes de levar ao forno. Coloque para assar em forno pré aquecido (180 – 200 graus) por cerca de 15 a 20 minutos. Retire as barrinhas da forma somente quando estiverem frias.
Como elas são bem naturais, por precaução, armazenar na geladeira em um recipiente fechado. Mas podem ser mantidas na temperatura ambiente por um dia.
Rendimento: 12 unidades.
Calorias: 72 kcal cada.
Barrinha com Uva Passa, Aveia e Mel
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- ½ xícara de mel;
- 1 xícara de flocos crocantes;
- ½ xícara de aveia em flocos;
- ½ xícara de uva passa sem sementes;
- 1 colher de sopa de margarina light.
Modo de preparo:
Colocar o mel, o açúcar, os flocos crocantes, a uva passa e a aveia em flocos em uma panela e levar ao fogo. Mexer sem parar na panela, enquanto a mistura cozinha, durante cerca de 10 minutos ou até adquirir uma massa homogênea. Unte uma forma com margarina light e depois que a mistura acabar de cozinhar, despejá-la sobre essa forma. Com o conteúdo ainda quente, pegue uma faca e corte em 12 barras de 4 cm x 7 cm. Guarde as barrinhas dentro de uma recipiente hermético – ou seja, bem tapado de modo que impeça a passagem de ar.
Rendimento: 12 porções.
Calorias: 95 kcal cada.
Barrinha Caseira de Nuts
Ingredientes:
- 1/4 copo de amêndoas torradas
- 1/4 copo de castanhas do pará
- 1/4 copo de castanha do caju torradas
- 1/3 copo de pasta de amendoim
- 2 colheres (sopa) de água
- 12 tâmaras sem caroço
- 1 colher (sopa) de semente de abóbora sem casca torrada
- 2 colheres (sopa) de goji berry (pode ser substituída por passas)
Modo de preparo:
Colocar as tâmaras na água de molho por no mínimo dez minutos. Bater no processador a pasta de amendoim, as tâmaras e a água. Reservar. Bater as castanhas do caju, as amêndoas e as castanha do pará. Juntar todos os ingredientes triturados em um tigela. Acrescentar a goji berry e a semente de abóbora. Colocar em uma assadeira moldando com as mãos. Levar para a geladeira por no mínimo uma hora.
Rendimento: 5 porções.
Calorias: 150 kcal cada.
Barrinha de Gergelim
Ingredientes:
- 200g gergelim
- 1/3 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de servir de mel
- 1 colher de servir de aveia em flocos finos
- 1/4 xíc. água
- 1 colher de chá de bicarbonato
Modo de preparo:
Tostar o gergelim no forno e reservar. Ferver o açúcar mascavo com a água e o mel até atingir o ponto de fio (engrossar um pouco). Acrescentar o bicarbonato. Adicionar o gergelim e a aveia e mexer bem. Derramar a mistura em um refratário untado com margarina ou manteiga. Após esfriar, cortar as barrinhas.
*Você pode adicionar também uvas passas, castanhas e outras fibras a gosto.