Comer fora de casa é um hábito cada vez mais frequente nas nossas vidas e o grande problema disso são as opções tentadoras que encontramos nos restaurantes, fazendo com que na maioria das vezes a gente escolha alimentos menos saudáveis e mais calóricos.
Comer em casa se torna mais fácil, pois podemos selecionar melhor as opções, mas para quem esse hábito é bem mais complicado nós separamos algumas dicas para que você possa fazer as melhores escolhas na rua!
Restaurante Self-Service
Antes de montar seu prato procure olhar todos os alimentos que estão disponíveis no balcão;
Inicie a montagem pela salada colocando sempre verduras e legumes, crus e cozidos. E lembre-se, quanto mais cores, melhor!
Evite pegar um pouco de cada alimento quente para não exagerar na quantidade de comida;
Quando disponível, dê preferência para o arroz integral;
Evite colocar mais de uma opção de alimentos que pertencem ao mesmo grupo (Exemplo: Arroz e macarrão; arroz e purê de batata, Carne e ovo, etc). Escolha apenas um alimento de cada grupo: 1 opção de carboidrato (arroz, macarrão, batata, purê, etc), 1 opção de proteína (ovo, peixe, carnes), 1 opção de leguminosas (Feijão, lentilha, etc);
Prefira sempre as preparações assadas, grelhadas ou cozidas. Fuja das frituras, como batatas fritas, banana a milanesa, carnes empanadas, etc;
Sempre que possível dê preferência para frango ou peixe;
Evite utilizar molhos industrializados para temperar a salada, pois os mesmos são muito gordurosos e calóricos. Prefira o azeite e vinagre.
Não abuse do sal! Pegue apenas um sachê para utilizar no seu prato, SE FOR NECESSÁRIO! Lembre-se de experimentar a comida antes de utilizá-lo!
Caso o restaurante possua opção de sobremesa, dê preferência para as frutas.
Restaurantes a la carte
O problema desses restaurantes é que na maioria das vezes eles fornecem couvert (cesta de pães com manteiga, azeitonas, etc) e você acaba comendo sem nem perceber, o que leva a um aumento no valor calórico da refeição!
O que fazer nesses casos?
Por mais tentador que seja, tente dispensar o couvert;
Opte por pedir de entrada uma salada, isso lhe ajudará a ficar mais saciado;
Escolha pratos com preparações assadas, grelhadas ou cozidas e que tenham como acompanhamento algum legume cozido (Lembre-se de evitar 2 opções do mesmo grupo, como arroz e purê);
Verifique a possibilidade de trocar o arroz branco pelo arroz integral.
Lanchonetes
Evite salgados fritos e folheados, pois eles têm muita gordura;
Quando os salgados forem a única opção prefira os assados;
Nas opções de lanche verifique a possibilidade de fazer trocas por substitutos mais saudáveis, exemplos: pão de forma por pão integral, queijo mussarela por queijo minas frescal ou ricota, presunto por frango desfiado, etc;
Nos lanches da manhã ou da tarde dê preferência por frutas, salada de frutas, vitaminas ou iogurtes.
Com tantas dicas agora vai ficar mais fácil manter os bons hábitos e fugir das tentações, né?
Por Isabela Costa Feitosa Nutricionista- CRN6/12899