A depressão é uma condição de curso crônico e recorrente e representa um dos tipos mais comuns de distúrbios mentais, afetando até 7% da população.
Ela é mais frequente em mulheres do que em homens e é considerada como um transtorno incapacitante, pois resulta em limitação da atividade e bem estar, além de uma maior utilização de serviços de saúde.
Se você se enquadra nessa população que sofre de depressão, temos um alimento que pode ajudar a melhorar os sintomas desse distúrbio: O iogurte!
Um estudo publicado esse ano na Scientific Reports buscou explorar o papel da microbiota intestinal (bactérias que habitam nosso intestino) no desenvolvimento e manutenção do comportamento depressivo.
Como foi o estudo?
O trabalho, que foi feito através da análise da microbiota intestinal de ratos antes e após serem expostos a estresse crônico, mostrou que os níveis de bactérias do intestino (Lactobacilos) reduziram após o estresse juntamente com o aumento da quinurenina (metabólito que leva a depressão), iniciando o aparecimento de sintomas depressivos nos animais.
Então, os pesquisadores iniciaram uma complementação da dieta com lactobacilos vivos (Lactobacillus Reuteri) – uma bactéria probiótica que pode ser encontrada em diversos alimentos como iogurtes, leite fermentados, kefir ou em forma de cápsulas ou pó – que resultou na normalização da quinurenina e também normalizou o comportamento/humor dos ratos.
Como os Lactobacilos melhoram a depressão?
Segundo o estudo, essas bactérias têm capacidade de produzir altos níveis de espécies reativas de oxigênio (EROs) que inibem a principal enzima responsável pela transformação de um aminoácido (triptofano) em quinurenina, com isso ocorreria uma “falha” na produção desse metabólito e uma melhora nos sintomas da depressão.
Porém, segundo os autores, esse seria apenas um dos mecanismos através dos quais essa bactéria contribui para melhorar o comportamento, podendo haver outros.
Múltiplos Benefícios
Além de melhorar os sintomas de depressão, os lactobacilos recompõem a nossa flora intestinal e por isso possuem diversos outros benefícios para o nosso organismo, como: melhora da imunidade, melhora o funcionamento intestinal, melhora a absorção de alguns nutrientes, regula as taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue, etc.
Vamos incluir o iogurte no cardápio?
Confira abaixo como fazer ele na sua própria casa!
Iogurte Caseiro
Ingredientes
- 1 litro de leite (Pode ser integral, semidesnatado ou desnatado)
- 1 pote de iogurte natural (o rótulo deve conter apenas leite e fermento lácteo)
Modo de preparo
Aqueça o leite até quase ferver e depois deixe de lado até ficar morno (Entre 40 a 50ºC). Esquente o forno, deixe-o bem quente e desligue. Quando o leite estiver morno, coloque o iogurte natural e misture. Coloque em uma tigela grande ou em potes pequenos, cubra com papel filme e leve ao forno (desligado). Deixe o iogurte descansar de 5 a 8 horas dentro do forno, depois sirva!
Observação: Quando quiser fazer um novo iogurte você poderá utilizar o seu como base!