Muita gente acaba substituindo alguns produtos pelas suas versões diet e light na esperança de diminuir a quantidade de calorias do cardápio. Alguns, acreditam que “estar de dieta” é passar a consumir produtos na sua versão light, enquanto que outros acreditam que o produto diet está liberado para consumo já que não contém açúcar.
Vamos esclarecer os termos zero, diet e light e a diferença entre eles para não sabotar sua alimentação?
Diet:
O produto é ISENTO de determinado ingrediente, como açúcar, sódio, proteínas. Não necessariamente de calorias. Indicados para grupos específicos, que apresentam determinada doença, como no caso do Diabetes, que deve ter um controle na ingestão de açúcares.
Light:
O produto teve uma REDUÇÃO de pelo menos 25% de algum nutriente (açúcares, gordura total, gordura saturada, colesterol, sódio) e/ou calorias.
Zero:
O produto é ISENTO de determinado ingrediente, ou seja, é considerado um produto diet, mas não tem essa associação com grupos específicos. Outras formas: “não contém”, “livre de”, “sem”, “free”, “isento”.
Podemos simplificar essas diferenças na figura abaixo:
Vamos comparar?
Diferença entre os produtos Convencional X Diet
Podemos observar que as calorias não se diferem muito. O chocolate DIET não tem adição de açúcar. Se for um diabético, por exemplo, é importante que não tenha açúcar adicionado.
No entanto, se o seu objetivo é tentar “engordar menos” com a guloseima, abra o olho para os produtos DIET que nem sempre são menos calóricos. O que acontece é que frequentemente o fabricante acrescenta mais gordura ao produto para compensar a falta do açúcar.
Diferença entre os produtos Convencional X Light
O Polenguinho Light tem 27% a menos de calorias e 35% a menos de gordura! É importante salientar que nem sempre o produto “light” será melhor para o consumo. Muitas vezes, as pessoas tendem a aumentar a quantidade ingerida de um produto por ser light, o que pode resultar em uma maior ingestão calórica.
Diferença entre os produtos Convencional X “Zero”
Em geral, os produtos “ZERO” em açúcar, costumam ter adição de adoçantes (sucralose, aspartame, acessulfame de K) para proporcionar o sabor doce. Alguns contém sódio em sua composição, o que justifica o aumento no teor deste nutriente na versão “zero”. Esse excesso de sódio está relacionado com o desenvolvimento de algumas doenças, como hipertensão, osteopenia e formação de cálculos renais. Além do mais, muitos estudos já mostram o efeito tóxico dos adoçantes artificiais em nosso organismo.
Quais os pontos importantes na hora de escolher?
- Sempre compare as versões diet, light ou zero com a versão convencional.
- Produtos DIET são direcionados para pessoas que apresentam alguma patologia específica e que precisam restringir algum nutriente.
- Os produtos LIGHT são os mais indicados para as dietas com restrição calórica.
- Os produtos ZERO são aqueles isentos de algum nutriente, porém, costumam apresentar maior quantidade de aditivos alimentares.
Faça escolhas conscientes! Priorize os alimento naturais ou pouco processados e viva em harmonia com os alimentos que a natureza oferece!
Por Daniela F. Torralbo
Nutricionista | CRN3/36620