Leite faz mal. Comer carboidrato após às 18h engorda. Carne vermelha causa câncer. Frango tem muito hormônio. Verduras e legumes tem muito agrotóxico. Não use óleo vegetal. Use óleo de coco. Não coma a gema do ovo, tem muito colesterol. Tomar suco engorda… Uai, o que vamos comer então?
Temos acesso a muitas informações sobre alimentação hoje em dia. Elas veem de todas as partes: instagram, facebook, snapchat, sites, revistas, da vizinha, da mãe, da vó, mas temos que saber filtrar essas informações, pois nem tudo o que é dito é uma verdade absoluta.
Suco engorda? Depende. É suco natural ou artificial? É adoçado? Qual quantidade você bebe? Com qual frequência você bebe?
Vamos começar com uma questão básica: qual a diferença entre suco, néctar e refresco?
O suco tem em sua composição apenas ingredientes presentes na própria fruta, é 100% fruta, não há adição de adoçantes. O néctar é uma bebida que pode ter adoçantes, corantes, conservantes, entre outros aditivos e possui cerca de 30% do suco da fruta. O refresco é feito a partir da diluição em água potável do suco da fruta, polpa ou extrato vegetal e contém adoçantes, contando com 5 a 10% do suco da fruta.
Agora que você sabe essa diferença, pergunto a você: o que você bebe?
Néctares e refrescos, não são indicados consumir, por causa da grande quantidade de açúcares simples adicionados a eles. O suco natural, também, apresenta em sua constituição, açúcares simples, mas em quantidades menores, comparado ao néctar e ao refresco, além de ter vitaminas e minerais.
Os carboidratos (açúcares) são a principal fonte de energia do corpo humano. Nos néctares, refrescos e sucos os açúcares encontrados são a frutose e sacarose (glicose+frutose). A glicose para ser utilizada pelo nosso corpo precisa de um hormônio chamado insulina, já a frutose não precisa desse hormônio, sendo captada livremente pelo fígado.
Quando consumimos grande quantidade de sacarose (açúcar comum) há a liberação de muita de insulina, e sendo a insulina um hormônio anabólico (que constrói), há um estimulo na produção de energia, de proteína e de gordura corporal. PARA TUDO! Mas açúcar vira gordura? Sim, sim! Normalmente engordamos mais pelo consumo excessivo de carboidrato, que pelo consumo excessivo de gordura na alimentação. Mas voltando aos açúcares que encontramos nas frutas, a frutose, apesar de não estimular a insulina, também, quando ingerida em grande quantidade vira gordura.
Então se você é o tipo de pessoa que só toma suco com açúcar, tenho uma péssima notícia pra lhe dar: você pode engordar (e muito) tomando sucos! E lembrando que néctar e refresco contém muito açúcar, além de não serem nutritivos.
E os sucos naturais?
São as melhores opções de bebida que temos, depois da água. Apesar de conterem frutose e glicose, são ricos em nutrientes importantes para o adequado funcionamento do corpo, sendo que alguns desses nutrientes também ajudam a prevenir doenças. Como exemplo, temos o suco de laranja que auxilia na melhora do perfil lipídico sanguíneo, reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e na redução da concentração da insulina de jejum, ajudando a prevenir o desenvolvimento de diabetes. E o suco de uva integral que tem ação anti-inflamatória e antiplaquetária, reduzindo os riscos relacionados ao desenvolvimento da aterosclerose.
Mas apesar de todos os benefícios que os sucos possuem, pessoas que têm baixa sensibilidade à insulina ou resistência a insulina (diabetes) devem ter muito cuidado ao ingerir sucos, pois dependendo do suco a quantidade de açúcar ingerida é muito grande e isso pode causar um descontrole na glicemia. Além disso, o consumo exagerado e frequente de suco vai acarretar em um grande consumo de açúcares o que pode causar um ganho de peso indesejável.
O melhor é que você coma a fruta, mas se quiser tomar o suco não adoce e não coe, pois dessa maneira você também irá ingerir fibras, um nutriente que reduz a absorção dos açúcares, além de proporcionar outros benefícios ao corpo. Você também pode adicionar chia ou farinha de linhaça nos seu suco, pois eles são alimentos ricos em fibras. E lembre-se: não adicione açúcar no seu suco. Trabalhe seu paladar, sinta o real sabor do alimento e não o do açúcar.
E aí, tomar suco engorda? Agora você já sabe responder a essa pergunta!