Todo mundo sabe que comer sal demais causa hipertensão, certo? Mas você sabia que além da pressão alta, retenção de líquido (edema) e problemas renais, o sal em excesso pode levar a problemas na sua tireoide?
O sal de cozinha, famoso NaCl, é formado por Sódio (Na) e Cloro (Cl) e por isso o seu nome mais rebuscado é Cloreto de Sódio. Nós já estamos cansados de saber que o sódio em excesso causa a hipertensão arterial (pressão alta). Mas o sal de cozinha não tem só esses dois elementos!
Por que tem Iodo no sal de cozinha?
Durante muito tempo, havia um problema grave de saúde pública no Brasil (e no mundo), que era a carência de Iodo. Essa carência pode levar ao Bócio, que é um mau funcionamento e inchaço da glândula tireoide. Em gestantes, causa malformação dos fetos ou o nascimento de crianças com cretinismo (sérios problemas de desenvolvimento psicomotor). E também pode levar ao hipotireoidismo clínico ou subclínico.
O iodo é um elemento que está totalmente envolvido no bom funcionamento da Tireoide e produção dos seus hormônios (T3, T4 e TSH, você já fez esses exames alguma vez na sua vida, certo?). Por sua vez, a tireoide é uma das glândulas mestras envolvida em praticamente todo o seu metabolismo.
Mas como prevenir essa carência que era ENORME no Brasil e também em outros países? Colocando Iodo no Sal de Cozinha!
Sim, foi muito simples acabar com a carência de Iodo. As indústrias salineiras foram obrigadas a adicionar iodo em todo o sal produzido e isso praticamente acabou com a deficiência desse mineral na população.
Mas já ouviram aquela frase “O que mata é a dose e não o veneno”? Pois é, demorou um bom tempo até se encontrar uma dosagem certinha do iodo adicionado no sal. No começo as indústrias não fizeram muito bem a sua parte. Depois começaram a fazer até demais (adicionavam iodo demais). E para regular isso tudo eram feitas diversas pesquisas sobre o quanto a população estava ingerindo de iodo no país. A quantidade de iodo que era obrigatória no sal mudou tanto, mas tanto, que para você ter uma ideia, olha essa linha do tempo:
Ou seja, há praticamente 75 anos nós estamos buscando uma forma mais equilibrada de prevenir a carência de iodo na nossa população.
De carência para excesso de Iodo!
Mas acontece que o brasileiro gosta de um salzinho e começou a comer demais! Tem sal na cozinha, tem sal no saleiro da mesa, tem sal nos industrializados por aí, tem sal até nos doces!!! Felizmente nós conseguimos praticamente sumir com a carência de iodo no nosso povo. Só que descobriram que o consumo do sal em excesso tá levando ao exagero no consumo de iodo também. E as consequências disso, além da pressão alta? Problemas na tireoide, que nem na carência!
É, iodo de menos ou iodo de mais podem trazer problemas pra tireoide. Já vimos o que a carência pode causar, mas e o excesso? Bom, é praticamente a mesma coisa da carência.
Problemas do excesso de Iodo
O excesso sobrecarrega a tireoide e faz ela funcionar mal. Pode causar hiper ou hipotireoidismo, bócio também e até as tireoidites autoimunes, como de Hashimoto.
O ideal é que uma pessoa saudável não exagere no sal, assim ela consome o suficiente de iodo. Isso é em torno de 5g de sal por dia, ou uma colher de chá. Mas a galera tá exagerando… Tem gente comendo mais que o dobro disso!!! Vamos ficar ligados, porque o consumo em excesso do sal não é só um problema pra pressão. Sua tireoide também agradece!
“Ahhh, mas vou ter que comer comida sem gosto?” Me poupe, Salgadinho! Veja como diminuir o consumo de sal e deixar a comida deliciosa nesses outros artigos: Conhece o gersal? e Temperos naturais: Use e abuse deles!