Famoso entre as artistas e musas fitness o café com óleo de coco está atraindo cada vez mais adeptos e parece que veio para ficar. A fórmula foi criada no Vale do Silício, nos Estados Unidos, depois de 15 anos de pesquisa por Dave Asprey. Foi chamado de “bulletproof coffee”, que além do óleo de coco leva também um pouquinho de manteiga. A busca era descobrir um produto simples que pudesse dar energia e ajudar a eliminar peso. A ideia é estimular o organismo a utilizar a gordura como fonte de saciedade. O poder de emagrecimento estaria concentrado na cetose, processo em que o corpo usa gordura em vez de glicose para produzir energia.
BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO
O óleo de coco é composto por triglicerídeos de cadeia média (TCM), o que aumenta a saciedade, além de aumentar as atividades antioxidantes e anti-inflamatórias e melhorar o perfil lipídico. Outra propriedade do óleo de coco que o torna um ótimo alimento para quem precisa emagrecer é a sua capacidade termogênica. Como a gordura do óleo de coco não é estocada tão facilmente, ela vai para o fígado e isso ajuda a acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético do organismo.
BENEFÍCIOS DO CAFÉ
O café é rico em uma substância chamada cafeína, que ajuda no desempenho em atividades físicas por melhorar o estado de alerta e diminuir a percepção de dor durante a atividade. Ele também contém ácido clorogênico e a trigonelina alcaloide que auxilia na redução de glicose do sangue, e consequentemente o acúmulo de gordura. Porém deve ter cuidado ao consumir à noite ou por pessoas sensíveis a cafeína, pois pode atrapalhar no sono.
café com óleo de coco
Ingredientes
200ml de café forte e quente
Uma ou duas colheres (sopa) de óleo de coco extra virgem orgânica
Na receita original adiciona-se também 2 colheres de sopa de manteiga ghee
Modo de Preparo
Use um mixer ou liquidificador para diluir e misturar bem e os ingredientes. Não utilizar açúcar ou adoçante. Consumir a bebida uma vez ao dia, de preferência pela manhã. ATENÇÃO: Não é indicado o consumo da fórmula por quem tem pressão alta, pois como a mistura acelera o metabolismo ela pode influenciar de forma negativa na pressão arterial. Também não é indicado o uso por gestantes pois ainda não existem estudos que comprovem sua eficácia neste grupo.
Por Laís Bolela Nutricionista – CRN8/8548