Atualmente o sobrepeso e a obesidade são algumas das principais queixas que nós, nutricionistas, atendemos no consultório. Percebemos que a busca das pessoas por produtos que se intitulam “milagrosos” para emagrecer, cada vez maior. E as indagações “café marita emagrece mesmo, nutri?” “cortar carboidratos emagrece?” cada vez mais constantes.
Criatividade na hora de emagrecer não falta… São dietas da lua, da banana, do ovo, termogênico X, suplemento Y, tudo pensando no emagrecimento. E seguindo essa linha criativa a empresa Marita pensou em associar a bebida mais consumida no mundo com o processo de emagrecimento e desenvolveu o Café Marita, você já ouviu falar?
Mas será que o café Marita emagrece mesmo?!
Bom, primeiramente vamos analisar a composição!
Segundo a empresa Marita, o famoso café é composto por:
- Café solúvel
- Psyllium
- Erva mate (Ilex paraguariensis)
- Garcínia Mangostana
Mas esses nomes diferentes servem para quê? O que realmente são? Então vamos às explicações!
Quais os ingrediente que compõe o café Marita?
Café solúvel
É o tão famoso cafezinho do nosso dia a dia, porém sua produção é feita de forma solúvel, para que não precise coar no momento do preparo. Tem efeito estimulante por conta da cafeína e pode causar dependência, porém relativamente baixa quando comparada à outras drogas.
Psyllium
É um tipo de fibra solúvel que auxilia no aumento do volume de fezes, melhora a evacuação e reduz o tempo de trânsito intestinal. Pode causar flatulência, reduzir a absorção de medicamentos e não deve ser usado em pacientes com estenoses.
Erva mate
É muito conhecida pelo seu consumo no chimarrão. É rico em cafeína, tem propriedades antioxidantes e pode auxiliar na redução de gordura visceral e saciedade. Seu consumo exagerado pode levar à dependência e agitação.
Garcínia Mangostana
É um dos principais frutos do trópico asiático pelo sabor e aroma da polpa agradáveis. É rico em nutrientes, tem potencial anti-inflamatório, antitumoral, antibacteriano e protetor do sistema imune.
Energia e Saciedade com cautela!
A proposta da empresa é um produto que dê energia e saciedade ao mesmo tempo, sem trazer prejuízos à saúde, porém, como na maioria dos produtos industrializados, é necessário cautela no seu consumo.
O processo de emagrecimento é fisiologicamente complexo e não é tão simples de acontecer, por isso apenas um produto não fará “milagre” para a redução de peso.
Nós precisamos buscar um equilíbrio entre mente, alimentação e atividade física para conseguir alcançar o sucesso.
Leia também: Ou é TUDO ou é NADA? Você precisa saber sobre equilíbrio na alimentação!
Procure sempre um nutricionista ou consulte seu médico antes de iniciar o consumo desses produtos.