Dormir menos que 7 a 9 horas por dia pode ter consequências maiores do que o cansaço e a falta de disposição no dia seguinte. Como já descrevemos em uma matéria anterior, a privação do sono atrapalha o bem-estar e a saúde, desencadeando mudanças hormonais e uma queda no sistema imunológico, que podem predispor a doenças como diabetes, obesidade e infecções.
Um estudo de revisão publicado em novembro de 2016 no European Journal of Clinical Nutrition veio evidenciar a relação entre as noites mal dormidas e o ganho de peso. O trabalho, feito por uma equipe de pesquisadores da King’s College em Londres, Inglaterra, comparou 16 estudos que reuniam ao todo 496 participantes adultos, e analisou os efeitos da privação de sono no consumo e gasto energéticos pelo período de 1 dia até 2 semanas.
O estudo concluiu que indivíduos que dormem de 3h30 a 5h30 por noite consomem mais calorias ao longo do dia do que aqueles que dormem de 7h a 12h por noite. Em avaliação meta-analítica, 10 estudos incluindo 346 participantes mostraram um aumento médio de 385 kcal na ingestão diária. Além disso, a qualidade das refeições também mudou – a busca por alimentos mais gordurosos foi maior, enquanto o consumo de proteínas diminuiu. Já o consumo de carboidratos não foi modificado pela privação do sono. Além de aumentarem o risco de doenças cardiovasculares quando consumidas em excesso (especialmente a gordura saturada), as gorduras oferecem mais calorias em volumes menores, o que favorece o descontrole energético.
Por outro lado, segundo os estudos revisados o gasto energético total não foi modificado pela privação do sono, ou seja, dormindo bem ou mal as calorias que se gastam ao longo do dia permanecem as mesmas. Por isso, o acréscimo de 385 kcal ao longo do dia pode contribuir para o ganho de peso e a obesidade, que é causada principalmente por um “desbalanço” entre as calorias fornecidas pelos alimentos ingeridos e as calorias gastas pelo indivíduo.
E para piorar a situação desse desequilíbrio nas calorias ingeridas e gastas, dormir poucas horas por dia pode aumentar as chances de pular a academia e te manter mais inativo de forma geral. Um estudo feito por um grupo de pesquisadores alemães demonstrou que a privação do sono diminuiu o tempo e a intensidade de atividade física durante o dia entre homens saudáveis. A conta é simples: mais cansaço, menos disposição para a atividade física.
Lembre-se: o sono funciona como alimento – repõe nossas energias, repara nosso corpo e mente e ajuda a controlar a controlar o peso!