Por que é importante fracionar a dieta em pequenas porções durante a gestação?
É comum a sensação de estufamento depois da alimentação. Isso ocorre porque a progesterona tem ação de relaxamento na musculatura do trato gastrointestinal, levando à diminuição da motilidade e do peristaltismo. Para evitar este desconforto recomenda-se fracionar a dieta em pequenas porções ao longo do dia e evitar alimentos de difícil digestão, ou seja, alimentos gordurosos.
Como surge o sintoma de azia e como prevenir?
A azia ocorre pelo relaxamento da musculatura do esfíncter que separa o esôfago do estômago, permitindo o refluxo de alimentos e sucos gástricos, irritando o esôfago e causando queimação. Para prevenir, deve-se controlar o ganho de peso, mastigar adequadamente os alimentos muito gordurosos ou condimentados, não fumar, evitar deixar logo após as refeições e dormir com a cabeça mais elevada.
Porque ocorre a constipação intestinal?
Há redução dos movimentos intestinais, com isto os alimentos são impulsionados numa velocidade menor e o bolo fecal permanece mais tempo no intestino. No intestino é realizada a absorção da água fazendo com que as fezes fiquem ressecadas havendo aumento da fermentação dos alimentos e da produção de gases. Para melhorar a constipação intestinal, deve-se aumentar a ingestão de alimentos fonte de fibra alimentar (25 a 30 gramas por dia) como hortaliças, cereais integrais como pães, arroz, bolachas, dentre outros, além de frutas, principalmente àqueles com casca ou bagaço; ingerir uma quantidade maior de água, fazer atividade física, criar um hábito intestinal obedecendo sempre ao desejo evacuatório, ou seja, evitar ficar se “segurando”; evitar também o consumo dos alimentos produtores de gases (brócolis, couve flor, couve manteiga, repolho, melão, melancia, leguminosas como feijão, grão de bico, soja e lentilha).
Por que as hemorróidas e fissuras são tão comuns na gestação?
A veia cava inferior é comprimida pelo útero, contribuindo para o aparecimento das hemorróidas e varizes em membros inferiores em 20 a 50% das gestantes. Para evitar o desconforto deve-se melhorar o hábito intestinal seguindo as mesmas recomentações para constipação intestinal, além de evitar alimentos gordurosos e condimentados devido à sua ação irritante sobre a mucosa previamente lesada; evitar medicamentos constipantes como antiácidos, antidepressivos, diuréticos e antiinflamatórios; evitar alimentos constipantes como farináceos, banana, goiaba, jabuticaba (sem casca), melão, pêra (sem casca), caju, maçã (sem casca), suco de limão, batata inglesa, cará, chuchu, cenoura (cozida), beterraba (cozida), batata baroa e fécula de batata. Outras orientações: deitar-se em decúbito lateral para diminuir a compressão lateral dos vasos retais; fazer banhos de assento morno para relaxar a musculatura do ânus e fazer uma boa limpeza da região anal após as evacuações.
RECEITA DE SUCO LAXATIVO
Ingredientes:
3 ameixas secas
1 fatia fina de mamão
1 colher de sopa de abacate
2 colheres de sopa de linhaça
Modo de preparo: Colocar as ameixas e a linhaça de molho em 100ml de água 2 horas. Bater os ingredientes com água ou água de coco no liquidificador. Não coar.
Por Roberta Diógenes Nutricionista – CRN 6/5946
Bibliografia consultada: Spallicci MDB, Costa MTZ, Melleiro MM. Gravidez e nascimento. O pré-natal. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 2002. p. 34 – 35.