Uma alimentação saudável pode ajudar a aumentar a imunidade e reduzir o aparecimento de espirros, nariz entupido, irritação do frio e até mesmo a indesejável gripe.
Os alimentos in natura são melhores que suplementos para a prevenção da gripe, pois nos oferecem todo um “pacote nutricional”.
Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar pastilhas de vitamina C, pois a laranja oferece um conjunto de nutrientes (magnésio, potássio, vitaminas B6, B9 e antioxidantes), e o nosso sistema imune requer esta sinergia entre os nutrientes para que atue de forma correta.
Confira, a seguir, os alimentos que favorecem o nosso sistema de defesa e melhoram nossa imunidade!
Frutas cítricas
Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
Vegetais verdes escuros
Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão e fígado são alguns alimentos que contém ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
Fontes de Betacaroteno
Cenoura e outros alimentos fontes de betacaroteno, como abóbora e mamão, são interessantes, já que essa vitamina é convertida no corpo em vitamina A, fortalecendo as defesas do organismo.
Alimentos ricos em Zinco
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes de abóbora e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são ricos em zinco, nutriente que contribui no combate a resfriados, gripes, entre outras.
Glutamina
Carnes, peixes, ovos e laticínios: alimentos ricos no aminoácido glutamina, uma importante fonte energética para células do sistema imune.
Vitamina E
Óleos vegetais (de girassol, milho, canola, linhaça) e azeite de oliva são ricos em vitamina E e ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e 6, o que fortalece o sistema imunológico.
Gengibre
O gengibre possuiu ação anti-inflamatória e bactericida, e vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
Alho
Alho contém alicina, poderoso anti-inflamatório e bactericida.
Mel, geleia real e própolis
O mel tem propriedades bactericidas, a geleia real tem ação anti-inflamatória e o própolis contém substâncias que agem como antibióticos naturais, além de vitaminas, minerais e antioxidantes.
E se minha imunidade baixar e eu ficar doente?
Mesmo que fique doente e perca o apetite, é necessário alimentar-se da melhor forma possível.
Fracione as refeições diárias (4-5 refeições), e não se esqueça das frutas e legumes.
É muito importante prevenir a desidratação. Aumente o consumo de líquidos, preferencialmente água, água de coco e suco natural de frutas.
Podemos perceber que o nosso sistema de defesa precisa de vários nutrientes, e não apenas um nutriente isolado, e que uma alimentação saudável amplifica e reforça todo o sistema imunológico!
Por Daniela F. Torralbo
Nutricionista – CRN 3 – 36620