Qual foi a última vez que você se permitiu parar e estar conectado ao momento presente, qualquer que fosse a sua experiência naquele momento? Tente se recordar… Não é tão fácil quanto parece, não é?
Conectando-se ao momento presente
Nos últimos posts exploramos formas de praticar um estado e uma atitude de presença intencional, gentil e curiosa, diante dos eventos cotidianos. Ao comer, ao caminhar, na gestão do estresse, ao exercitar o silêncio e em tantas outras situações e experiências que surgem.
Afinal, a vida acontece. E nós acontecemos com ela.
Quantas vezes por dia você se permite parar, “recuperar o fôlego”, criar espaço mental e emocional para ser e estar no momento presente que se apresenta?
Sabe aquele dia corrido com aquela lista enorme de tarefas a serem realizadas e que você não sabe nem por onde começar? Ou aquele colega de trabalho que aparenta estar num péssimo dia e começa a contaminar o humor de todos a sua volta, inclusive o seu? Ou toda e qualquer situação que nos exija uma espécie de “reiniciar” para que possamos recuperar o nosso centro de equilíbrio e seguir adiante?
Um simples e poderoso exercício pode nos auxiliar com isso: o exercício do PARE.
Estar consciente da forma como nos relacionamos com o que nos acontece – o que pensamos, sentimos e como agimos – nos permite uma maior liberdade, espaço mental e insight sobre os sentidos, escolhas e possibilidades ao nosso dispor momento-a-momento.
E como eu faço isso? PARE.
P: Pare o que você está fazendo.
Este é sempre o primeiro passo. Autorize-se a parar.
A: Atenção à sua respiração – à inspiração e expiração – por alguns momentos.
Convide-se a sentir a sua respiração, em seu corpo, acompanhando cada entrada e saída de ar. Permita que a sua respiração aconteça naturalmente. Esteja presente;
R: Repare/perceba a experiência
Repare/perceba de que forma a experiência – seja ela qual for – se manifesta na sua mente, em seu corpo, reconhecendo os pensamentos presentes, as sensações físicas e as emoções que vão surgindo momento a momento. Nomear a nossa experiência – tensão, raiva, formigamento, irritação e etc – é uma estratégia eficaz para uma melhor gestão da mesma;
E: Escolha sua reação
Escolha como quer responder à situação de acordo com os recursos, internos e externos, disponíveis no momento.
Criar um espaço no dia para parar, desacelerar e ganhar consciência do momento presente (e de nós mesmos!) nos possibilita recuperar a estabilidade e a clareza necessárias para escolhermos nossa resposta diante do que se mostra.
Permite-nos reconectar com nós mesmos e com a vida que queremos viver.
PARE diariamente!