Vivemos num mundo cada vez mais conectado e distraído que nos puxa e nos empurra numa infinidade de direções. Estar consciente do que acontece em nossa mente, em nosso corpo e em nossas relações, momento a momento, pode ser bastante desafiador. Entretanto, uma realidade possível.
Este é o convite que Mindfulness nos faz: o de cultivar um estado de presença em nossa experiência diária, de estar desperto e aberto ao que surge, com intenção, curiosidade e discernimento.
Trocando em miúdos, é estar atento, ciente, praticando, intencionalmente, uma qualidade de presença cognitiva e emocional em todas as nossas ações. Ser mindful é uma atitude, um meio para experimentarmos a vida em toda a sua riqueza e complexidade.
Nesse post Mindfulness: o que é e por que está se falando tanto sobre o assunto? aprofundo o conceito de Mindfulness.
E o que eu ganho ao praticar mindfulness?
O estado mental de Mindfulness tem sido associado a uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. Fortalecemos esse estado por meio da prática. Estudos de neuroimagem sugerem que com a prática mudanças estruturais e funcionais acontecem no nosso cérebro. E isso se deve a sua plasticidade, ou seja, o nosso cérebro é mutante; ele possui a capacidade de se adaptar e desenvolver novas conexões na medida em que é estimulado. Esta capacidade é fundamental para qualquer processo de aprendizagem e mudança.
E no final das contas não é isso que estamos praticando quando praticamos Mindfulness? A aprendizagem de uma nova forma de ser e estar no mundo?
E como essas mudanças se traduzem na prática?
Fisicamente:
- reduz a liberação do hormônio do estresse, o cortisol, no organismo;
- reduz a pressão arterial;
- fortalece o sistema imunológico;
- propicia um melhor manejo da dor crônica;
- melhora a qualidade do sono;
- alivia desconfortos gastrointestinais.
Cognitivamente:
- reduz o estresse percebido;
- reduz a ruminação mental;
- aumenta a flexibilidade cognitiva;
- desenvolve a capacidade de atenção e foco;
- fortalece a memória.
Emocionalmente:
- maior estabilidade emocional;
- reduz a ansiedade;
- melhora a resiliência;
- fortalece a empatia e a tomada de perspectiva.
Estes são alguns dos benefícios já conhecidos e validados pela ciência. Este é o potencial de Mindfulness: um modo de ser e de “ver” que tem profundas implicações na compreensão que temos da natureza da nossa mente, do nosso corpo e das nossas relações e que contribui para uma vida mais harmoniosa e autêntica.