Nunca se falou tanto de probióticos, mas você sabia que o iogurte faz parte dos alimentos probióticos mais consumidos? Aqui nas plataformas da Energié, nós já falamos um bocado sobre iogurtes e outras bebidas fermentadas como o kefir, mas hoje trazemos aqui uma seleção das principais marcas que apresentam iogurtes saudáveis! Bora conferir?
Como escolher um bom iogurte?
Nós ensinamos como escolher um bom iogurte lá no nosso clube e você pode conferir nesse link aqui.
Mas deixando um resumão: Iogurte é igual a leite + fermento lácteo (vulgo: probióticos) e só!
O que faz o iogurte variar de uma marca para a outra é se o leite utilizado é desnatado, integral, semi desnatado (teor de gordura). Os tipos de probióticos usados na fermentação (cepas diferentes) e o principal, se adicionam uns paranauês que acabam colorindo, saborizando ou aumentando o tempo de prateleira do iogurte (famosos aditivos) e açúcares/adoçantes.
O ideal é sempre partir para as opções naturais e com o mínimo de ingredientes possíveis. E abaixo deixo as listas das principais marcas de iogurtes saudáveis por categorias (porque aqui a gente mata a cobra e mostra o pau… mentira, não matamos nada não, mas trabalhamos com informação de qualidade,e é isso que quis dizer)!
Iogurte Natural Integral
O iogurte natural integral é aquele que dentre as categorias que vou falar aqui, passa pelo menor processamento. Pois leva em sua composição o leite integral, que não foi retirada a gordura, nem nada. Pode ser leite pasteurizado (ideal) e foi adicionado de fermento lácteo. Então você encontra poucos ingredientes em sua lista. Agora confere a comparação da tabela nutricional das marcas que apresentaram as melhores composições:
Principais diferenças encontradas entre marcas
Destaquei em amarelo, as marcas que apresentaram os “piores” valores e em azul os “melhores” valores para cada nutriente. Então podemos perceber que há uma pequena variação entre valores nutricionais e a sua escolha vai depender do seu objetivo. Por exemplo, se está buscando uma marca com menos gordura, não vá de Nestlé. Se quer mais proteína, o Yorgus é o mais protéico. E por aí vai.
Iogurte Natural Desnatado
O iogurte natural desnatado também deve apresentar poucos ingredientes na lista, mas ele vai apresentar o leite na versão sem gordura, ou seja, é o iogurte magro (desnatado). Então passa por um pequeno processamento a mais que o iogurte integral. Mas também vai apresentar menos calorias! Só preste atenção, pois às vezes retiram a gordura e adicionam amido para dar consistência ao produto. Abaixo listei as marcas que contém só leite e fermento mesmo:
Principais diferenças encontradas entre marcas
Aqui é interessante notar que o Yorgus, apesar de ter mais calorias que as outras marcas, apresentou o menor teor de carboidratos e sódio e também é o mais proteico. Como eu falei, sempre vai depender do seu objetivo com esse alimento.
Iogurte Sem Lactose
Essa versão de iogurte é voltada para os intolerantes à lactose. A lactose é o açúcar natural do leite. Mas para algumas pessoas, a digestão fica um pouco difícil, pois existe uma deficiência na enzima responsável por essa digestão, a lactase. Aí a indústria facilita esse trabalho que os intolerantes teriam (ou nem conseguiriam fazer, caso não possuam a enzima), e adicionam a lactase no produto. Assim, a lactose é parcialmente digerida e os intolerantes podem consumir tranquilos o iogurte. Nutricionalmente falando, não parece ter muita diferença entre a versão original e a sem lactose em teores de nutrientes, pois não é retirado o açúcar do leite, ele só fica já “quebrado” pra facilitar a digestão, mas a quantidade é a mesma. Confira na tabela das principais marcas.
*Iogurte natural versão desnatado
**Versão proteica
Principais diferenças encontradas entre marcas
A versão sem lactose da Danúbio foi a mais calórica, provavelmente porque é uma versão integral e tem o teor de gordura maior que a Ati Latte (outra integral da tabela). O que fez o lac free da Verde Campo ser o menos calórico é por causa da quantidade de gordura zerada e também porque o iogurte da Danone é uma versão proteica, então tem um pouco mais de calorias de proteína. Mas o Verde Campo tem menos cálcio que as outras marcas, por exemplo. E a Danone apresentou mais sódio. Logo, a escolha continua dependendo do objetivo de cada um!
Mas note que o teor de carboidratos (parte que é formada pela lactose normalmente), continua parecido com as outras versões de iogurtes, em torno de 10g.
Iogurte sem proteína do leite de vaca
O iogurte sem proteína do leite de vaca é direcionado para as pessoas que apresentam alergia ao leite de vaca. O que pode ser contornado usando variedades de iogurte que usem leites de outras espécies como o leite de cabra ou de búfala. Mas também podem usar as versões vegetarianas, ou seja, as que usam “leite” de origem vegetal.
Vamos comparar primeiro as marcas encontradas com leite animal, sem ser o leite de vaca:
Principais diferenças encontradas entre marcas
Essa comparação não é muito interessantes, pois são versões diferentes de iogurte. O que acontece é que não encontre outras marcas de iogurte de leite de cabra e tampouco alguma de leite de búfala sem adição de açúcar, que é o caso da Bom Destino. Então acaba que os valores nutricionais ficam bem diferentes. Mas o objetivo de não conter leite de vaca é atingido, caso a pessoa seja alérgica.
Quanto aos iogurtes vegetarianos…
Como expliquei, um dos objetivos da pessoa que consome o iogurte de leite vegetal pode ser evitar o contato com a proteína que causa alergia, no caso a do leite. Ou a pessoa pode também ser vegetariana ou até vegana. Assim o mercado disponibiliza produtos que não utilizam ingredientes de origem animal.
Vamos à tabela?
Principais diferenças encontradas entre marcas
Mais uma vez a comparação fica injusta, pois são produtos muito diferentes em composição. As duas marcas usam o coco como vegetal que origina o “leite”, porém a Vida Veg utiliza outros ingredientes além do coco para dar textura e sabor, como açúcar e amido. A Mar Dicô faz um produto somente a base de coco. O valor nutricional fica mais “carregado”, pois apresenta mais calorias, carboidratos e gorduras, porém seria um produto mais natural. Tudo depende do objetivo, mas uma vez.
Note que não há como substituir uma versão original de iogurte feito com leite animal por um de versão vegetal quando se fala de proteína. As versões vegetarianas apresentam pouquíssima proteína, o que as torna uma fonte de carboidratos e gorduras, mas não uma fonte de proteína, como os iogurtes tradicionais.
Iogurte Proteico
Falando em proteína… O mercado tem caprichado nas versões de iogurte que apresentam um maior teor de proteína. Esse tipo de iogurte normalmente leva uma quantidade maior de soro do leite, que é a parte onde está a maior quantidade de proteína. Poe se tornar uma boa opção para os praticantes de atividade física, que buscam a manutenção ou até aumento de massa magra. Ou também para dar mais saciedade, pois a proteína apresenta essa capacidade.
Vamos as melhores marcas:
Principais diferenças encontradas entre marcas
Algumas diferenças entre as marcas novamente. As marcas Danone e Verde Campo tem sabores e são adoçadas. Todas as marcas foram avaliadas nas suas versões desnatadas. A marca Verde Campo apresentou teor baixo de proteína para a proposta de ser um iogurte proteico, mesmo contendo um pouco mais que a média das versões tradicionais de iogurte.
Maior teor de proteína é encontrado no Yorgus.
O melhor iogurte de todos!
O melhor iogurte de todos é aquele que você sabe exatamente o que tem dentro, então você pode fazer a sua própria versão de iogurte e ter um controle maior dos ingredientes que usou nele. Temos essa receita aqui no link.
E aí? Você consome iogurte com frequência? Ele ajuda a deixar seu intestino reguladinho? Conta pra gente o que você acha dos iogurtes que encontra por aí e quais você vai preferir agora que aprendeu bastante coisa aqui?