Macarrão ao sugo, macarrão à bolonhesa, um bife à parmegiana… Todas essas preparações deliciosas têm o que em comum? O molho de tomate!
O molho de tomate é utilizado em diversas preparações, pois ele agrega um sabor maravilhoso! Além disso ele é prático! A indústria nos trouxe essa praticidade. Nós já compramos pronto, basta abrir o sachê e colocar na panela!
Mas você já procurou saber quais os ingredientes têm no molho de tomate industrializado? Será que ele é saudável?
Vou te responder: não ele não é saudável e tem mais ingredientes que um molho de tomate realmente precisa!
O que mais assusta na composição nutricional dele é a quantidade de sódio que em algumas marcar, em apenas 1 sachê (340g), ultrapassa 85% da recomendação diária! Isso mesmo, apenas uma unidade tem mais de 1700mg de sódio!
Então, que tal aprender a fazer nosso próprio molho de tomate caseiro?
O molho de tomate caseiro é mais saudável, pois ele contém mais vitaminas, minerais, fibras e muito menos sódio, além de ser muito mais saboroso!
Molho de tomate caseiro
Ingredientes
- 2 quilos de tomate bem maduros;
- Duas cebolas médias;
- 1 cenoura média.
Modo de Preparo
Lave e higienize os tomates. Em seguida corte-os em quatro partes e retire as sementes. Reserve-os. Descasque a cenoura e pique-a em cubos. Descasque as cebolas e pique-as em cubos.
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão. Em 15 minutos (depois que iniciar a pressão) está pronto. Não precisa colocar água porque o tomate e a cebola soltam muita água. Desligue o fogo e deixe sair a pressão para abrir a panela.
Aos poucos, coloque o conteúdo da panela no liquidificador e bata até virar uma espécie de suco grosso, consistente. Repita o processo com todo o conteúdo da panela.
Peneire o molho em peneira grossa. Coloque em uma panela e leve ao fogo para apurar (reduzir a quantidade de água) e engrossar o caldo. Em seguida, tempere a gosto e bom apetite!
Dica: Você pode congelar o molho!