Você costuma tirar fotos de si mesmo? Aposto que sim, seja com amigos, família, namorado… Mas e fotos de você sozinho, na frente do espelho?
Um estudo recente, conduzido pelo pesquisador Elías Kuzmar Daza, da Universidade de Alicante, na Espanha, mostrou que registrar as mudanças do próprio corpo é uma forma de manter a motivação durante um processo de perda de peso.
Isso mesmo: Selfies ajudam a emagrecer!
O estudo funcionou assim: 271 pessoas entre 16 e 72 anos que moravam na região do Caribe, foram selecionadas para participar. Entre elas, a maioria (233) eram mulheres. Todos passaram por um programa de atendimento médico nutricional que durou 16 semanas. A cada semana, eram feitas fotos dos pacientes e realizadas medidas antropométricas. Ao final do estudo, os pesquisadores averiguaram que 71,3% das pessoas conseguiram perder peso e 83,7% reduziram medidas de cintura e que o fato de ver essas mudanças nas fotos foi o que mais estimulou os pacientes a continuar melhorando os parâmetros. Foi constatado também que a imagem corporal foi mais eficaz para que as mulheres continuassem o tratamento do que o fato de terem algum problema de saúde, como colesterol alto. Ou seja, pode funcionar com você também! Que tal tentar?
Escolha um momento na sua semana para a foto. Exemplo: sexta-feira ao acordar.
Utilize sempre a mesma roupa, como um top e uma calça de ginástica.
Tire as fotos de perfil e de frente e guarde no seu celular para comparar a cada semana! Assim você verá as mudanças de hábitos de vida dando resultado e ficará mais motivado para continuar!
Referência: Kuzmar I., Rizo M., Cortés-Castell E. Adherence to an overweight and obesity treatment: how to motivate a patient? PeerJ. 2014; 2:e748.
Por Natali Carol Fritzen Nutricionista – CRN 8/8432