fbpx
15 . maio . 2019 Bem Estar  Programa de Qualidade de Vida  

Temas para a SIPAT: 7 sugestões de impacto positivo para sua empresa

7 sugestões de temas para a SIPAT da sua empresa

Já estamos quase na metade do ano e está mais do que na hora de buscar temas para a SIPAT de 2019. É sempre desafiador pensar em temas de impacto que consigam agregar conhecimento e despertar mudanças nos colaboradores.

É a primeira vez que você está envolvido na organização da SIPAT na sua empresa? Então vamos do começo:

O que é SIPAT?

SIPAT é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Toda empresa com 20 funcionários ou mais deve ter uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. E, entre as responsabilidades da CIPA, está a organização anual da SIPAT. Durante essa semana, devem ser realizadas ações para todos os colaboradores com temas de saúde e segurança no trabalho.

Qual o objetivo da SIPAT?

  • Conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no trabalho
  • Informar sobre ações preventivas em relação à saúde e segurança
  • Chamar a atenção para riscos de doenças ocupacionais

7 sugestões de temas para a SIPAT da sua empresa

Quando entendemos que cuidar da saúde do colaborador é reduzir doenças, sinistro do plano de saúde e absenteísmo, entendemos a importância de falar sobre alimentação e qualidade de vida dentro de uma empresa.

Dentro desse tema, com o qual trabalho, são inúmeras as ações que podem ser feitas em uma SIPAT:

  1. Palestras sobre reeducação alimentar
  2. Workshops de lanches saudáveis
  3. Workshops de marmitas balanceadas
  4. Materiais informativos (Ex.: leitura de rótulos)
  5. Plantão nutricional com avaliação antropométrica
  6. Gincanas ou Quiz sobre alimentação saudável
  7. Campanha sobre melhores escolhas no refeitório da empresa

Esses são só alguns exemplos. Dentro de cada ação podemos pensar em inúmeros temas nutricionais para serem trabalhados. E o melhor: é possível adaptar os temas conforme a necessidade da empresa.

Os colaboradores têm um perfil jovem, rotina atribulada, costumam comer muito fora de casa? Podemos criar conteúdos sobre como fazer melhores escolhas em restaurantes e lanchonetes.

Se parte dos colaboradores tem pouco tempo para almoço, podemos adaptar os conteúdos para ajuda-los no desafio de alimentar-se com qualidade em poucos minutos.

Para isso, é importante que a empresa tenha um mapeamento do perfil de saúde do colaborador.

E como atrair os colaboradores para a SIPAT? Que tal brindes?

Claro que o ideal é que os colaboradores tenham a consciência da importância de participar da SIPAT, mas às vezes é necessário um “estímulo”, como a oferta de brindes nas atividades para atrair mais pessoas. Ainda no tema saúde e qualidade de vida trago algumas sugestões – úteis – para oferecer na SIPAT da sua empresa:

  • Bolsinha térmica
  • Potes para marmita
  • Squeeze com infusor
  • Copo para salada no pote
  • Bloco de lista de compras com imã para geladeira

Gostou das sugestões de temas para a SIPAT e ficou interessando em ações nutricionais para a SIPAT? Entre em contato com a Energié Nutrição que certamente podemos te ajudar! É só clicar aqui!

Natali Carol Fritzen

Nutricionista | CRN 8-8434

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012, Natali procura impactar a vida de pessoas por meio de sua profissão. Já realizou residência multiprofissional em Atenção Hospitalar na área de concentração Saúde do Adulto e do Idoso no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2015. Tem pós-graduação em Nutrição Esportiva pela Universidade Positivo (2017).

Veja todos os posts de Natali Carol Fritzen