Os temperos naturais apresentam inúmeras características funcionais e portanto, podem e devem ser inseridos na nossa alimentação em substituição aos temperos industrializados, pois estes são ricos em sódio, conservantes, corantes e além do mais, não possuem nenhum valor nutricional.
Além de garantirem um toque a mais de vitaminas, minerais e compostos bioativos, agregando maior valor nutricional nas refeições, os temperos naturais são saborosos e incríveis.
Veja abaixo algumas das propriedades funcionais e os benefícios que alguns dos temperos naturais apresentam e proporcionam para nossa saúde:
Após ler todos esses benefícios dos temperos naturais, notaram que os termos anti-inflamatório e antioxidante aparecem em quase 100% dos temperos?
Quer dizer que independente da sua preferência, qualquer que utilize para dar aquele toque de chef no seu prato trará inúmeros benefícios à sua saúde. Sempre é válido criar e inovar. Use e abuse da sua imaginação e saboreie seus alimentos/preparações com esses incríveis temperos!
Para conservar melhor os seus temperinhos e facilitar o seu uso no dia-a-dia, o caldo de ervas é uma boa opção, além disso você pode higienizar os temperos e armazená-los em sacos plásticos ou potinhos.
Caldo de Ervas Secas
Modo de Preparo
Espalhe ervas como manjericão, orégano, salsa e alecrim em forminhas de gelo, e depois complete com azeite de oliva extra-virgem. Leve ao congelador e pronto! Depois é só desinformar e guardar em saquinhos plásticos no congelador. Você pode usar esse caldo em diversas preparações, como sopas, molhos, carnes, etc.
Sal de Ervas
Sabemos que o sal pode ser nocivo para o nosso corpo e para quem sofre de inchaço ele é vilão e para quem sofre de pressão alta a orientação é comer tudo com o menor conteúdo de sódio possível. Para que não fique tudo sem sabor, uma boa pedida é o sal de ervas. Ele pode ser utilizado na mesma quantidade que você adicionaria de sal na comida e em saladas, e além de muito saudável, é também muito saboroso.
O sal de ervas é adequado para qualquer idade, agrada o paladar e reduz picos de pressão e inchaço. Confira como prepará-lo abaixo.
Sal de Ervas
Ingredientes
- 1 colher de sopa de alecrim
- 1 colher de sopa de salsinha seca
- 1 colher de sopa de manjericão
- 1 colher de sopa de orégano
- 1/2 xícara de sal light (possui menor teor de sódio e mais potássio).
Modo de Preparo
Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro tampado.
Validade: 3 semanas.
Mistura de Ervas para Assados
Ingredientes
- 1 colher de sopa de coentro em grão ou em pó
- 4 colheres de sopa de louro em pó
- 3 colheres de sopa de manjericão seco
- 2 colheres de sopa de cravo
- 1 colher de sopa de mostarda em grão
- 2 colheres de sopa de pimenta do reino branca em grão.
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e guarde em um recipiente fechado na geladeira.
Manteiga de Azeite
Muito semelhante ao caldo de ervas, a manteiga de azeite pode ser usada em pães, torradas e biscoitos, principalmente em substituição a margarina. E é uma ótima opção para armazenar os seus temperos!
Ingredientes
- 1 xícara de azeite extra virgem (aquele com vidro escuro e acidez inferior a 0,5)
- Ervas de sua preferência (alecrim, manjericão, sálvia, tomilho, alho, orégano), frescas ou desidratadas.
Modo de Preparo:
Separe as ervas que você irá usar e as higienize. Corte os talos, elimine as folhas velhas e pique tudo em pedaços pequenos. Distribua o tempero em um recipiente de vidro/cerâmica com tampa, acrescente o azeite de oliva e armazene no congelador.