20 . jan . 2017 Atividade Física  Suplementação  

Posso usar suplementos para aumentar minha performance?

usar suplementos

A nutrição corresponde aos processos gerais de ingestão e conversão de substâncias alimentícias em nutrientes que podem ser utilizadas para manter nossa saúde. Quando os nutrientes se apresentam em boas quantidades, a saúde e o bem-estar da pessoa também devem estar em bom estado.

Para otimizar o desempenho de um atleta, uma boa nutrição é indispensável, pois pode reduzir a fadiga, lesões, ou repará-las rapidamente, otimizar os depósitos de energia e para saúde geral do indivíduo.

A determinação de quais nutrientes são essenciais e das quantidades desses nutrientes têm sido foco de estudos por muito tempo, e as recomendações de nutrientes específicos são apresentadas nas Recomendações de Ingestão pela Dieta – RDIs. As RDIs estão voltadas para a população geral não atlética, e podem ser necessário alterações quando trabalhamos com atletas, por exemplo.

A busca por um corpo esteticamente perfeito e a falta de uma cultura corporal saudável tem levado a população a usar de forma abusiva, substâncias que possam potencializar no menor espaço de tempo possível os seus desejos. Dentre essas substâncias, os suplementos são os principais, talvez por falta de uma legislação rigorosa que autorize a sua venda sem receita, ou devido às indústrias lançarem constantemente no mercado produtos ditos ergogênicos prometendo efeitos imediatos e eficazes.

Paralelo a isso, alguns profissionais sem formação específica vêm estimulando praticantes de atividade física a usar suplementos com o intuito de melhorar a performance de seu cliente, sem levar em conta a dieta, o estilo de vida e o histórico familiar/pessoal de quem ele está indicando.

O uso de suplementos, se bem orientados, podem trazer grandes benefícios em relação à performance esportiva, à saúde e à estética. Porém, seu uso deve ser orientado por profissionais de saúde capacitados para este fim, o que acaba muitas vezes podendo prejudicar o consumidor, caso não esteja sendo bem orientado.

Um estudo realizado em uma academia para investigar o uso de suplementos alimentares mostrou que 96,9% do total de pessoas estudadas utilizavam algum tipo de suplemento alimentar, então podemos considerar que o uso de suplementos alimentares nas academias são uma realidade atualmente.

Portanto, ATENÇÃO! A prescrição deve ser feita individualizada e com cautela por profissionais especialistas em nutrição, para que não tragam prejuízos para a saúde e nem para o desempenho do atleta. Então, evite consumir suplementos alimentares sem antes procurar um profissional ESPECIALIZADO para te orientar!

Referências

JESUS, E. V., SILVA, M. D. B. Suplemento alimentar como recurso ergogênico por praticantes de musculação em academias, ANAIS do III Encontro de Educação Física e Áreas Afins Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (NEPEF) / Departamento de Educação Física / 23, 24 e 25 de Outubro de 2008.

SANTOS, M. A. A., SANTOS, R. P. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 16(2): 174-85, jul./dez. 2002.

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

Veja todos os posts de Laís Bolela