Atualmente, 387 milhões de pessoas tem diabetes no mundo e há a previsão de que no ano de 2035 teremos 471 milhões. No Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas com diabetes, ou seja, 6,9% da população. E esse número só cresce a cada ano. É muita gente com diabetes, né?!
Você é diabético? E se alimenta bem? É muito importante ter uma alimentação variada e equilibrada para evitar ou para controlar o diabetes, além de um estilo de vida saudável! Mas isso provavelmente você já sabe, né?
O que você não sabia é que incluir o brócolis na sua alimentação pode auxiliar no seu tratamento da diabetes tipo 2!
Sim! Uma pesquisa recente mostrou que o sulforafano – composto natural presente no brócolis e em outros vegetais – reduz a produção de glicose no fígado e melhora o controle da glicose em pessoas com diabetes tipo 2. Assim, melhora a glicemia de jejum em pessoas com obesidade e diabetes tipo 2 desregulada. Muito interessante, não é mesmo?
E o que é o diabetes tipo 2?
Ele está em 90 a 95% dos casos de diabetes e é uma doença crônica em que pode ocorrer duas situações: o corpo não produzir insulina ou não conseguir utilizar corretamente a insulina produzida, sendo causada pelos fatores genéticos e ambientais, ou seja, a hereditariedade e o seu dia a dia – dependendo de como é sua alimentação, se faz ou não atividade física, entre outros!
E a insulina?
É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, pois, por meio dela, a glicose que obtivemos pela alimentação é utilizada pelo nosso corpo. Nos casos de diabetes, é comum a hiperglicemia – níveis altos de glicose no sangue -, e se assim permanecer por longo tempo, pode levar a complicações, como danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos, diminuição da qualidade de vida, entre outras. Não queremos isso, certo?
Agora que você já aprendeu sobre o diabetes e que o brócolis é uma boa opção para o tratamento da diabetes tipo 2, é hora de consumi-lo no seu dia a dia para ter os seus benefícios! Inclua-o nas suas refeições e muita saúde para você!