29 . ago . 2018 Dietas  

9 princípios da Dieta Nórdica que irão ajudar no seu emagrecimento e melhorar sua saúde

9 princípios da Dieta Nórdica que irão ajudar no seu emagrecimento e melhorar sua saúde

Temos falado sempre aqui no blog sobre as dietas e suas aplicações e há pouco tempo atrás publicamos aqui um artigo falando um pouco sobre a dieta mediterrânea, uma das mais estudadas! Agora quero falar para você sobre a dieta nórdica, que é muito parecida com a anterior, você conhece ou já ouviu falar?

O que é a Dieta Nórdica?

Uma dieta pouco saudável é uma das principais causas de doenças em todo o mundo, além de aumentar o risco de desenvolver câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras doenças crônicas não transmissíveis.

Por isso, ela vem ganhando cada dia mais popularidade, pois como a mediterrânea, ela é estudada para tratamento e prevenção de algumas doenças, como as doenças cardiovasculares e a diabetes tipo 2.

As características da dieta nórdica são bem parecidas com as da dieta mediterrânea, mas inclui alimentos tradicionais da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.

Características da Dieta Nórdica

Ela é baseada em plantas de origem local, que garantem um menor desperdício e ajudam o meio ambiente, além de frutas, peixes gordos e magros, leguminosas, legumes, cereais integrais.

Um ponto de importante diferença entre a dieta nórdica e a dieta mediterrânea é o uso de óleo de canola em vez de azeite de oliva.

9 princípios da Dieta Nórdica que irão ajudar no seu emagrecimento e melhorar sua saúde

A dieta nórdica segue algumas diretrizes:

  1. Coma mais frutas e legumes todos os dias
  2. Coma mais produtos de grãos inteiros
  3. Coma mais comida dos mares e lagos
  4. Coma carne de melhor qualidade
  5. Coma mais comida de paisagens selvagens
  6. Coma produtos orgânicos sempre que possível
  7. Evitar aditivos alimentares
  8. Coma mais refeições baseadas em produtos sazonais
  9. Coma mais comida caseira

Eles ainda listam um 10º princípio que é o de produzir menos resíduos, o que ajuda o meio ambiente!

Essa dieta enaltece a região onde os nórdicos moram, através do uso de alimentos locais, dos alimentos sazonais conforme a estação do ano.

Ela promove o bem-estar animal e a produção sustentável nos mares e em paisagens cultivadas e selvagens e tem como  busca o desenvolvimento de novos usos de alimentos nórdicos tradicionais.

A Base da Dieta Nórdica

Uma pirâmide já publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos mostra um pouco da base da dieta nórdica:

Coma comida de verdade

Segundo a Organização Mundial da Saúde, tanto a dieta mediterrânea quanto a dieta nórdica mostram a importância de uma alimentação de boa qualidade para a prevenção e tratamento de algumas doenças e os benefícios para a saúde que os recursos naturais podem nos trazer.

A Dieta Nórdica é um bom resumo de tudo o que estamos falando sempre aqui no blog sobre comer comida de verdade, evitar alimentos industrializados, buscar os alimentos da estação! Lembre-se sempre que “Alimentação quanto mais natural e colorida, melhor para nossa saúde!”

Referências

Renzella J, Townsend N, Jewell J, Breda J, Roberts N, Rayner M et al. What national and subnational interventions and policies based on Mediterranean and Nordic diets are recommended or implemented in the WHO European Region, and is there evidence of effectiveness in reducing noncommunicable diseases? Copenhagen: WHO Regional Office for Europe; 2018 (Health Evidence Network (HEN) synthesis report 58).

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

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