28 . out . 2016 Emagrecimento  

Supere os 5 piores alimentos sabotadores do seu emagrecimento!

alimentos sabotadores

Você está fazendo dieta e não consegue emagrecer? Existem alguns alimentos que são considerados saudáveis por muitas pessoas devido ao menor valor calórico ou até mesmo porque a mídia ou a indústria os fazem parecerem saudáveis. Porém eles podem ser alimentos sabotadores e estar atrapalhando o seu processo de perda de peso.

Quer saber quais são os alimentos sabotadores do seu emagrecimento? Confere aí:

1. Granola

A granola é considerada por muitos um alimento saudável. Porém algumas granolas comerciais possuem grandes quantidades de açúcar e valor calórico mais elevado, podendo atrapalhar sua perda de peso. Tente substitui-la por aveia ou aprenda a fazer sua própria granola em casa.

2.Barras de cereais

Elas realmente são muito práticas, porém não são tão saudáveis como a maioria pensa! Muita gente acaba caindo na pegadinha das barras de cereais devido ao valor calórico reduzido desse alimento, porém a caloria não é indicador do alimento ser saudável ou não! Elas contêm grandes quantidades de açúcar, entre eles o açúcar invertido e o xarope de glicose. Quer saber mais sobre as barras de cereais? Clique aqui!

2. Alimentos diet e light

Esses alimentos possuem redução (light) ou isenção (diet) de algum tipo de nutriente como sódio, gordura, açúcar, etc., porém isso não os torna mais saudáveis. Os alimentos diets, principalmente, foram formulados para grupos específicos de pessoas que precisam da restrição de algum nutriente. Um exemplo clássico é o chocolate diet que não possui açúcar, porém a indústria aumenta a quantidade de gordura para substituir o ingrediente que foi retirado, fazendo com que esse alimento apresente quantidades maiores de gordura e valor calórico bem parecido com a versão normal. Explicamos um pouco mais sobre light, diet e zero aqui!

3. Sucos industrializados

É comum as pessoas trocarem o refrigerante por sucos industrializados (sucos de caixa ou em pó) achando que eles são mais saudáveis. Porém eles também possuem quantidades muito elevadas de açúcar, corantes, aromatizantes, etc. Sempre dê prioridade a própria fruta! Quer tomar suco? Substitua os industrializados por sucos naturais, prensados a frio ou polpa. Saiba mais sobre os tipos de sucos clicando aqui.

4. Shakes

Eles não deixam de ser um alimento industrializado/artificial que contêm poucas quantidades de vitaminas e minerais, podendo causar deficiências. Além disso, eles não dão saciedade por muito tempo e ainda favorecem a perda de massa muscular, levando a diminuição do metabolismo e dificultando a perda de peso. Confira nossa análise mais profunda dos shakes emagrecedores!

5. Biscoitos “fit”

Esse termo “fit” acaba fazendo muitas pessoas caírem em mais uma pegadinha da indústria. Muitos dos biscoitos lançados com esse nome contêm farinha branca (refinada) como ingrediente principal, além de conter gordura vegetal hidrogenada e açúcar invertido na composição, favorecendo o acúmulo de gordura na região abdominal. Eles também possuem grandes quantidades de sódio, aumentando a retenção de água no nosso corpo, e pouca quantidade de fibra. Quer saber como escolher um biscoito realmente integral? Clique aqui e confira!

Além dos alimentos sabotadores, o modo como pensamos também pode exercer um efeito negativo no nosso emagrecimento. Quer saber como?

6. Pensamentos sabotadores

Esses pensamentos muitas vezes fazem com que as pessoas comam e não percebam! Ou elas acreditam que esses pequenos, porém constantes, deslizes não irão atrapalhar o processo de perda de peso. O maior problema é que eles não costumam aparecer um dia e ir embora, são pensamentos diários que nos fazem comer mais (em torno de 200 a 300 calorias por dia) e isso pode atrapalhar o emagrecimento.

7. Tire a palavra DIETA da sua cabeça!

Dieta está relacionada com restrição e isso acaba gerando uma tensão/ansiedade fazendo com que, caso a dieta seja quebrada, a pessoa coma quantidades exageradas de determinado alimento que estava evitando.

Portanto, para o sucesso do seu emagrecimento, é importante você avaliar melhor os alimentos que consome lendo os ingredientes que fazem parte do produto e não apenas as calorias ou acreditando no que a indústria diz! Além disso, é fundamental ter paciência e mudar a maneira como pensamentos e encaramos nossa reeducação alimentar.

A reeducação não é proibição, é a mudança de hábitos respeitando suas individualidades e aprendendo a trabalhar o autocontrole e a moderação!

Referências

ADRIANA LAUFFER. Pensamentos sabotadores da dieta: saiba quais são e o que fazer. Disponível em: http://www.adrianalauffer.com.br/pensamentos-sabotadores-da-dieta/. Acesso em 18 de outubro de 2016.

EINECKE, M.B, et al. Tratamento nutricional de adultos com sobrepeso e obesidade pela terapia cognitiva. Nutrição Brasil, Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 164-171, maio/junho, 2012.

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2011 e já atuou como nutricionista clínica no Hospital Igesp no período entre os anos de 2012 e 2013. Atualmente, é nutricionista na Energié, auxiliando colaboradores e gestores a terem melhor qualidade de vida por meio da reeducação alimentar.

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