Atualmente, está se falando bastante sobre mindfulness, sobre mindful eating e o comer consciente, mas o que é isso?
Mindfulness é…
É uma técnica ou prática para se ter atenção, intencionalmente, ao momento presente, ao agora, sem preconceitos ou julgamentos, e sim, com a mente aberta e com curiosidade (assim como fazíamos na infância). É sair do piloto automático, e por isso, não julgar as experiências por conceitos já feitos a partir de vivências passadas, regras da mídia, conselhos de outras pessoas, entre outros.
O mindfulness é utilizado para diminuir a ansiedade, o estresse e a dor, aumentar a concentração, clareza e a qualidade de vida. Ele nos ajuda a viver em sua totalidade, conhecendo melhor a nós mesmos.
Ele pode ser um princípio de vida: podemos praticá-lo em diversos modos no nosso dia a dia, como transformar um simples andar com pressa, sem ver nada ao seu redor, em observar a beleza da natureza que o cerca, o lindo pôr-do-sol acontecendo, o cantar dos pássaros, a sensação de pisar a grama, etc.
Quer aprender a exercitar o mindfulness no cotidiano? Leia: Mindfulness no dia-a-dia: 5 ações cotidianas para exercitar a atenção plena
Se o mindfullness pode ser aplicado no seu dia a dia, por que não na sua alimentação?
Para isso, temos o Mindful eating, que é praticar o mindfulness na alimentação, é o comer com atenção plena, o comer consciente, observar as sensações físicas e emocionais despertadas com a comida, desde o preparo, até se servir e se alimentar. E isso envolve todos os nossos sentidos e leva em consideração todo o nosso ser – corpo, mente e coração.
O mindful eating nos auxilia a perceber quando estamos com fome ou satisfeitos, a sentir mais o sabor dos alimentos, mesmo aquele arroz e feijão básico se torna bem mais saboroso, nos ajuda a fazer melhores e escolhas conscientes e a reduzir o comer emocional.
Um exemplo… Você já levou pipoca, doce ou outra comida para o cinema? E quando acabou o filme, olhou e pensou: “Eita, nem reparei que comi isso tudo”. Esse é só um exemplo de como podemos deixar a atenção a alimentação de lado! E tem pessoas que fazem isso todos os dias quando almoçam trabalhando ou em frente à televisão, sem atenção ao que estão comendo.
Vamos dar a alimentação consciente o espaço que ela merece e ter atenção plena no momento de comer?
5 dicas para incluir o comer consciente na sua vida
1. Pare o que está fazendo para ir comer, sentado à mesa.
Pode parecer fácil, mas as tentações são muitas! Comer na frente da TV, ou trabalhando no computador, ou falando no celular… esqueça tudo isso! Sente-se na mesa e se dê direito a ter um tempo de qualidade com a comida.
2. Coma devagar, saboreando a comida.
Olhe para sua comida, esteja atento às cores, texturas, aromas, sabores e até mesmo os sons no momento da alimentação. Tentar adivinhar os ingredientes e temperos com que o prato foi feito é um ótimo exercício!
3. Esteja atento ao “quando eu como”, “o que eu como” e “como eu como”.
Saia do piloto automático e comece a prestar atenção e explorar as sensações, sentimentos, memórias, entre outros que te levam a comer! Tome consciência do comer emocional e dos seus tipos de fome.
4. Escute os sinais internos de fome e saciedade do nosso corpo!
Faça uma conexão consigo mesmo: sinta se ainda está com fome ou se já está satisfeito durante a refeição. Reflita: Atualmente você consegue perceber quando já está satisfeito e parar de comer?
5. Experimente os alimentos como se fosse a primeira vez.
Sinta realmente o sabor dos alimentos, com curiosidade e sem julgamento. Assim, você irá aumentar a variedade de alimentos que gosta, ou ver que aquele alimento “proibido” nem é tão gostoso assim.
Vamos fazer as pazes com a comida!
Na alimentação plena, assim como na reeducação alimentar, não existem alimentos “permitidos” ou “proibidos”. Come-se sem julgamento ou autocrítica, e principalmente, sem culpa.
Saiba que nenhum alimento vai te fazer engordar ou emagrecer sozinho, isso vai ser resultado de toda a sua alimentação, dia após dia. Por isso, é necessário ter uma alimentação flexível, equilibrada e saudável, com prazer em comer e sem culpa.
Se você sente culpa ao comer, esse artigo foi feito para você: Você sente culpa ao comer? Cuidado!
Vamos aprender o comer consciente? Coloque em prática o mindful eating!
- Quando for se alimentar, antes de pegar no garfo, pare. Faça uma respiração profunda, olhe bem para o alimento que você vai comer, observe a cor, textura, o aroma, a consistência…
- Mastigue devagar, mais vezes e saboreie por mais tempo aquele alimento delicioso. Assim você não exagera na quantidade e dá tempo ao seu cérebro – aproximadamente 15 a 20 minutos – para te dizer que você está saciado.
- Entre as garfadas, descanse o garfo na mesa. Fazendo isso, você sai do piloto automático e presta mais atenção no sabor do alimento e come mais calmamente.
- Escute o seu corpo e pare de comer quando sentir a saciedade.
- Se dê a liberdade de ocasionalmente comer algo que goste – sem culpa (exceções alimentares). Mas, lembre-se de mastigar devagar.
E então, agora que você já sabe o que é o comer consciente e já aprender a exercitar o mindful eating, vamos colocar em prática no nosso dia a dia? Crie metas – podem ser semanais, mensais, quinzenais – e comece a praticar a alimentação plena ainda hoje!
Você quer saber mais sobre e vivenciar o mindfulness? Sugiro a você a leitura e prática do livro: “A Revolução Mindfulness: Um guia para praticar a atenção plena e se libertar da ansiedade e do estresse”, de Sarah Silverton.