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03 . abr . 2019 Férias  

Como não engordar nas férias? 5 dicas para manter o foco na sua reeducação alimentar

Como não engordar nas férias? 5 dicas para manter o foco na sua reeducação alimentar

Durante as férias, a sua rotina muda, os horários mudam, o tipo de comida muda, tudo muda, não é? Será que tem como não engordar nas férias? Tem sim! Vem comigo!

Nutri, é normal engordar nas férias?

Bem, normal não deveria ser, mas é o que quase sempre acontece quando encaramos esse período de férias como “período livre” para comer exageradamente e incluir comidas calóricas todos os dias.

Sei que manter toda a sua reeducação alimentar durante as férias não é uma das tarefas mais fáceis, mas sei também que você não vai querer prejudicar todo o esforço que está tendo para alcançar os seus resultados.

Vou te contar uma coisa: É possível sim resistir às tentações e manter uma alimentação saudável nas férias, basta continuar lendo esse artigo.

Agora é a hora de você conhecer 5 dicas para manter o foco na dieta durante as férias e evitar arrependimentos pós-férias, vamos lá?

Top 5 dicas: Como não engordar nas férias e manter o foco na reeducação!

#1 Lembre-se dos seus objetivos.

Se você iniciou um processo de reeducação alimentar, você tem um objetivo, não é? Qual o seu objetivo mesmo? Você se lembra dele nos momentos em que “enfia o pé na jaca” ou come como se não houvesse o amanhã?

Veja bem, você precisa e deve aproveitar o merecido descanso sim, mas você precisa se lembrar do resultado que você quer para a vida toda e de todo o esforço que teve até chegar aqui.

Manter o foco durante as férias te ajudará a alcançar os seus resultados desejados, mas manter o foco não significa ser radical ou se privar de comer tudo o que gosta todos os dias.

A ideia não é abrir mão totalmente dos prazeres que a comida e a bebida podem oferecer. Você pode comer sem culpa alguns alimentos que goste muito, e está tudo bem! Só não pode abusar! É preciso ter em mente que chutar o balde agora pode custar muito caro no futuro.

Acredite, algumas escolhas podem impactar de maneira positiva ou negativa na sua reeducação alimentar e nos seus objetivos. Então, papel e caneta na mão! Escreva agora em um papel qual o seu principal objetivo e o coloque em um lugar que você sempre possa olhar. Quando você se lembrar dos seus objetivos se tornará mais fácil manter a disciplina.

#2 Programe-se

Se você vai ficar em casa descansando, planeje suas compras para os dias de férias, dessa forma você consegue manter a rotina de alimentação saudável.

Para evitar comidas calóricas, inclua na lista de compras apenas os itens saudáveis e evite comprar alimentos industrializados que você sabe que se tiver à toa, vai acabar consumindo.

Se for viajar, também vale a dica de fazer compras ao chegar no seu destino. Assim você terá sempre lanchinhos saudáveis como frutas e oleaginosas para comer nos lanches intermediários. Isso garante que quando a fome apertar entre um passeio e outro, você não fique sem opção do que comer.

Aqui tem umas ideias de snacks saudáveis para você deixar na gaveta do escritório, mas que também vão muito bem dentro da mochila ou da mala para a viagem!

#3 Cuidado com as bebidas.

Manter uma boa hidratação nas férias parece fácil, mas na prática a realidade é outra.

Em primeiro lugar, você deve beber bastante água mesmo que não tenha sede. A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e para nossa saúde. Não esqueça de andar sempre com uma garrafinha de água, assim não tem desculpa para não se hidratar.

Se bater vontade de beber alguma coisa diferente, invista em água de coco ou suco de fruta natural sem adoçar.

Quanto às bebidas alcoólicas, a dica é: beba com moderação para curtir o momento.

As bebidas alcoólicas possuem calorias vazias, ou seja, não têm nutriente algum e seu organismo não se beneficia em nada, além disso, o exagero pode te fazer engordar nas férias.

Quando for beber, opte por uma bebida mais leve e em poucas quantidades e intercale com a ingestão de água para evitar a desidratação e aquela ressaca chatinha.

#4 Continue se exercitando

Seja mais forte que a sua maior desculpa!

Isso mesmo, não deixe os exercícios para trás. Tente inserir alguns exercícios durante suas férias ou viagens. Pode ser uma caminhada, uma corrida ou por que não trocar o carro pela bicicleta. Tudo isso vai elevar o seu gasto calórico e te ajudar a manter o peso ou até mesmo perder peso.

A atividade física ajuda a manter o peso durante a viagem e a relaxar a mente e o corpo.

Aproveite todos os momentos para cuidar da sua saúde, você verá os resultados positivos muito em breve e o seu corpo vai agradecer por estes cuidados!

#5 Vou viajar, e agora?

Saiba que é possível manter a dieta e manter a disciplina viajando sim, as dicas anteriores também valem para as viagens. É claro que, dependendo do destino, não tem como não experimentar os pratos típicos ou focar 100% na dieta, mas também não significa que você irá comer tudo o que deseja e em grandes quantidades.

Se for para lugares que fazem calor

  • Prefira: sucos naturais, água de coco, chá gelado, água, milho (cuidado com excesso de manteiga e sal), lanches naturais integrais e frutas.
  • Evite: picolés e sorvetes, refrigerantes, sucos de caixinha, bebidas alcoólicas, energéticos, pastéis e porções fritas.

Leia também: Vai viajar? 8 lanches saudáveis para levar à praia!

Se for para lugares que fazem frio

  • Prefira: Chás quentes, sucos naturais, cafés sem açúcar, água, sopas e caldos magros, legumes cozidos, massas integrais, carnes magras.
  • Evite: Chocolate quente, cappuccino com chantilly, mocaccino, choconhaque, massas recheadas, carnes gordas, queijos amarelos.

Viajar com quem você gosta faz toda a diferença. Foque nisso, não nas outras coisas.

Por fim, não existe segredo e não tem fórmula mágica: Você precisa encontrar o equilíbrio. Não desistir da sua reeducação alimentar será muito gratificante para você, pode ter certeza. Não que você deva se controlar o tempo todo e não sair da dieta de jeito nenhum, mas também não dá para enfiar o pé na jaca durante todos os dias de férias, né?

Então agora que você já sabe como não engordar nas férias, organize sua rotina e aproveite muito!

Eita, ficou de ressaca durante as férias? Confira essas dicas e mande a ressaca embora!

Referências

Franzoni. Michelle. 10 Dicas infalíveis para manter a dieta nas férias. Disponível em: http://blogdamimis.com.br/2016/11/28/10-dicas-infaliveis-para-manter-a-dieta-nas-ferias/. Acesso em: 01/04/2019.

Moura. Victor. Veja 12 dicas para manter a dieta nas férias. Disponível em: <https://sportlife.com.br/dicas-manter-a-dieta-nas-ferias/>. Acesso em: 20/03/2019.

Scinocca. Ana Paula. Confira sete dicas para manter a dieta nas viagens de férias. Disponível em: < https://emais.estadao.com.br/blogs/vigilante-da-causa-magra/confira-sete-dicas-para-manter-a-dieta-nas-viagens-de-ferias/>. Acesso em: 25/03/2019.

Mirelli Dantas Andrade

Nutricionista | CRN 3-41051

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo desde 2013, especializada em Nutrição Esportiva pela Faculdade Integrada AVM desde 2015 e em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 2016. Possui aprimoramento profissional em nutrição clínica pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Possui aprimoramento profissional em Nutrição Clínica pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e formação em Coaching de Saúde e Coaching Nutricional pela Nutrition Coaching. Atua como consultora de Nutrição, oferecendo hábitos mais saudáveis para que a qualidade de vida e produtividade seja prioridade para empresários.

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